INSTITUCIONAL

A Faculdade Cesmac do Agreste, localizada no município de Arapiraca, um dos mais importantes municípios do interior de Alagoas, é mantida pela Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL, esta instituída e localizada em Maceió, fruto da idealização do Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros. No Estado ocupa um importante espaço no panorama educacional da Região de Alagoas e do Nordeste, formando profissionais capazes de contribuir para o seu desenvolvimento socioeconômico.

Antes de se tornar Faculdade, os cursos funcionavam em Arapiraca como uma extensão do Cesmac de Maceió. A princípio, na década de noventa, foram ofertadas uma turma para o curso de Ciências Contábeis e duas turmas de Direito e após alguns anos, tendo percebido o potencial econômico e a necessidade de formação superior no Município, em 2001, foram ofertadas turmas de Análise de Sistemas e Direito. Em abril de 2011, por ato do então Secretário Estadual de Educação, Dr. Rogério Auto Teófilo, adquiriu autonomia e tornou-se Faculdade Cesmac do Agreste que atualmente oferta apenas o curso de Direito, tendo em vista a grande demanda da região.

Participou do processo de migração do Sistema Estadual de Ensino de Alagoas para o Sistema Federal de Ensino Superior coordenado pelo Ministério da Educação – MEC, registrado em 09 de agosto de 2011, a publicação da SERES/MEC no DOU N° 155, de 12 de agosto de 2011, trazendo o Edital SERES N° 1, que tem como objeto o Regime de Migração de Sistemas das Instituições de Educação Superior Privadas.

Em consonância com as diretrizes e procedimentos estabelecidos no Edital SERES N° 1, a Faculdade Cesmac do Agreste protocolizou no e-MEC o Processo N° 201117772, em 20/12/2011, para fins de migração do Sistema Estadual de Educação de Alagoas para o Sistema Federal de Ensino Superior com a postagem de toda a documentação comprobatória exigida pela SERES/MEC e, após onze meses da abertura do referido processo, em 04/11/2012, foi deferida a migração. A partir deste deferimento, a Faculdade Cesmac do Agreste passou a integrar o conjunto das IES vinculado ao MEC.

DIRETORIA

BRASÃO
    • Hino

I

Sequiosos de luz e saber Demandarmos a grandes alturas Almejamos lutar e vencer: Já sonhamos vitórias futuras

Estribilho

Companheiros: mereçamos de soldados da luz o brasão; Pela glória combatamos será nosso imortal galardão. Paladinos da cultura, fascinados por nobre ideal nós teremos a ventura de alcançar a vitória final

II

Nosso lema é marchar para a luz É crescer, é fulgir, é brilhar Nossa trilha às alturas conduz E no mundo nos faz fulgurar

III

Como jorra uma luz fascinante lá dos montes vestidos de sol Ascendamos alegres avante Pois subir é das almas de escol. Desejamos cantar nossas loas, Empolgados de ardor varonil, À grandeza de nossa Alagoas Ao futuro de luz do Brasil

ASSEMBLEIA GERAL

A Fundação Educacional Jayme de Altavila – Fejal, mantenedora da Faculdade Cesmac do Agreste, é formada por uma Assembleia Geral que elege a diretoria da Instituição. Essa, com mandato de seis anos.

Conselheiros

• Douglas Apratto Tenório