Alunos do Projeto de Extensão sobre políticas públicas no SUS em tempos de pandemia realizam visitas importantes

Primeiro local visitado foi a Secretaria Municipal de Saúde de Batalha (AL), com a presença da secretária Maria Zilda Ferreira

27/09/2021 às 16h04

Na última semana de agosto um grupo de acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, realizou a primeira visita do Projeto de Extensão: “A importância de políticas públicas implementadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em tempos de pandemia”, na cidade de Batalha/AL.
O primeiro local visitado foi a Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da secretária Maria Zilda Ferreira, que juntamente aos profissionais, Sayonara Gomes e Renato Ladislau, apresentaram, de maneira sucinta, a atuação dos gestores e servidores da saúde.
O segundo momento da visita foi no Hospital Antônio Vieira Filho, onde o Diretor Igor Monteiro traçou um panorama sobre as mudanças de funcionamento da unidade de saúde para o momento de pandemia. O encontro também foi marcado pelo breve diálogo com os profissionais da linha de frente (médicos e enfermeiros), onde foi realizada uma homenagem aos verdadeiros heróis da pandemia.
A visita foi finalizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bernadete Dantas. A diretora Klebia Melo explicou sobre a atuação da atenção básica durante o contexto pandêmico, bem como apresentou a unidade. No mesmo local foi realizada a última atividade, com entrevista ao vereador Fabiano Mandim, representando o legislativo municipal, questionado sobre políticas públicas desenvolvidas na Câmara Municipal.
O orientador do projeto, Prof. Augusto Jatobá, bem como os discentes, prestaram um agradecimento especial a toda equipe da secretaria envolvida no processo, que contribui para realização da visita, destacando a nítida e competente atuação na COVID-19.
Confira abaixo os alunos integrantes da equipe pesquisadora do projeto: