Faculdade do Agreste inicia programação do Setembro Amarelo

Diversas atividades acontecem durante todo o mês

26/09/2019 às 15h40

A Faculdade CESMAC do Agreste, por meio do Núcleo de Apoio à Extensão - NAE, iniciou nesta quarta-feira, 11, as atividades alusivas ao mês de prevenção ao suicídio e à valorização da vida.

Uma roda de conversa com três profissionais da psicologia iniciou os trabalhos da "mês amarelo", que tem por objetivo trazer a temática para dentro do ambiente acadêmico não apenas este mês, mas que ela se insira no cotidiano da comunidade acadêmica e geral.

"É um sentimento de contribuir de alguma forma para a sociedade, como futuro operadores do direito precisamos ter o nosso olhar voltado para as pessoas. Nosso objetivo maior é levar conhecimento sobre a prevenção ao suicídio", afirmou Midian de Freitas Pereira, do 4 período e integrante da equipe executora do projeto.

"É um meio que temos de chamar atenção da nossa comunidade acadêmica e da sociedade perante ao um assunto bastante sério e que mexe muito com todos nós. Parabenizamos o Núcleo de Extensão e toda equipe de realização deste evento", afirma a Diretora da Faculdade CESMAC do Agreste, Profa. Priscila Vieira do Nascimento.

Os profissionais que participaram da roda de conversa foram a Psicóloga com experiência em avaliação psicológica, Grace Kelly Lima Costa, o também psicólogo, mestre em gestão pública e docente da Faculdade, Prof. Luiz Geraldo Rodrigues Gusmão e o psicólogo, assistente social e especialista em saúde mental e dependência química, Tom Joseph.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio de toda a sociedade é de extrema importância.