Faculdade Cesmac do Agreste realizou o I Seminário de Iniciação Científica

O próximo encontro de iniciação científica está previsto para 06/10/2017

05/06/2017 às 14h48

No dia (16/05) foi realizado o I Seminário de Iniciação Científica do Programa Semente de Iniciação Científica  (PSIC) do  Agreste, referente ao ciclo 2016/2017, organizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa.
O objetivo do encontro foi discutir o andamento dos projetos e seus resultados parciais, a partir dos relatórios submetidos produzidos por alunos e professores. Para isto, contou com a participação dos professores da casa, nas figuras dos professores Augusto Jatobá, Bruno Sarmento e Ivana Attanásio, que avaliaram os trabalhos, e dos orientadores dos projetos.
Como resultado, diversas propostas foram debatidas e compartilhadas entre a comunidade acadêmica. O próximo encontro de iniciação científica está previsto para 06/10/2017, durante o II Congresso de Estudos Constitucionais do Agreste.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa científica para alunos de graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, principalmente de jovens pesquisadores.
  • Colaborar para reduzir o tempo médio de curso de pós-graduação de egressos dessa instituição quando matriculados em programas de mestrado ou doutorado reconhecidos pela Capes.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas.
  • Proporcionar ao(s) aluno(s) do projeto, orientado(s) por pesquisador qualificado da instituição, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Informações: psic.semente@cesmac.edu.br.