Programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Palestras, Exposições e debates.

14/03/2018 às 13h46

A Faculdade Cesmac do Agreste, por meio do Núcleo de Apoio à Extensão, comemorou a semana da mulher através de ações que ultrapassaram os muros da Faculdade e alcançaram a comunidade das regiões agreste e sertão do estado.
No dia 8 de março de 2018, Dia Internacional da Mulher, a reedição do Projeto Mereço Respeito, reuniu centenas de pessoas, entre alunos, egressos e membros da comunidade, naquilo que se tornou uma noite de conscientização e luta pelo fim da violência contra a mulher.
A Diretora da Faculdade, Priscila Vieira do Nascimento, exaltou a iniciativa e se comprometeu a continuar a enaltecer o papel da mulher e reconstruir, com a ajuda da comunidade acadêmica, as vidas de mulheres que forem vítimas de violência por meio do apoio dos núcleos que se dirigem a esta atividade.
O Coordenador do Curso de Direito, Dr. Orlando Rocha Filho, parabenizou os alunos envolvidos na criação do projeto e enfatizou o papel das atividades de extensão na construção de profissionais preparados para lidar com situações de risco como aquelas que envolvem a trama perversa da desigualdade de gênero.
A Professora Ivana Attanásio apresentou as ações do Tribunal de Justiça de Alagoas que buscam garantir maior efetividade à proteção da mulher vítima de violência, demonstrando o protagonismo da Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Elisabeth Carvalho, no comando de ações que envolvem a criação da Sala Lilás, da Patrulha Maria da Penha, entre outras.
Em continuação, a Professora Amanda Lima apresentou dados relevantes da violência contra a mulher e uma breve análise do feminicídio como qualificadora penal sob a perspectiva de uma criminologia feminista. Assessora do Núcleo de Apoio à Extensão, não deixou de enobrecer as lutas cotidianas que cada mulher enfrenta em busca de afirmação e respeito.
A Professora Maria Isabel Santos, representando a Coordenadora Geral do Núcleo de Práticas Jurídicas Valkiria Malta, notabilizou a história de mulheres brasileiras que ajudaram a construir nossa sociedade e apresentou as ações de altíssima relevância social que o NPJ tem realizada já há tantos anos na região.
No final da noite, o Coordenador do Núcleo de Apoio à Extensão, Professor Manoel Bernardino, parabenizou a Faculdade pela iniciativa e expressou sua repreensão pessoal contra todas os atos que insistem em não reconhecer que a mulher merece respeito. Agradeceu ao Projeto Extensionista Reconstruindo Laços pela colaboração e considerou que a Faculdade Cesmac do Agreste será lembrada pela luta em favor da dignidade das mulheres alagoanas.