Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA

A universidade possui um papel central no desenvolvimento da sociedade. Nela os indivíduos passam a dominar técnicas e conhecimentos necessários à manutenção social, a desenvolver novos conhecimentos e teorias úteis à evolução da humanidade. Mas há muito tempo a universidade já não é encarada sob o viés estritamente profissionalizante.

A função da universidade, na contemporaneidade, abrange a construção de uma sociedade reflexiva e crítica, capaz de estimular os indivíduos a compreenderem a realidade em que vivem, a buscar à mudança social por meio da interferência nas decisões políticas. Por isto, a Universidade desenvolve sua função fincada na indispensável tríade do ensino, pesquisa e extensão.

Principalmente no contexto do mundo globalizado, em que todos têm acesso amplo aos meios de informação e ao conhecimento científico, o ambiente acadêmico é profundamente alterado. É por isto que o conhecimento do Século XXI é tido como “transdisciplinar”, pois há uma partilha do conhecimento com a sociedade, que influencia diretamente sua formação e alteração.

A universidade, assim, ganha uma função muito especial: de tornar possível a troca de conhecimento entre o ambiente universitário e a sociedade. E, dentre as diversas formas de operacionalizar sua missão, evidencia-se a pesquisa científica. A partir dela, identificam-se os problemas de maior relevância dentro do espaço social e, mediante um procedimento racional e sistemático, respostas são apresentadas, com o objetivo não apenas de melhorar a vida e as relações humanas, mas de ampliar o conhecimento científico sobre determinado assunto.

Por isto, o desenvolvimento da pesquisa, no espaço universitário amplia o acesso ao conhecimento não somente dos discentes da instituição, mas dos próprios docentes. Isto porque, de um lado, permite-se o aprimoramento do conhecimento que nasce da sala de aula, enquanto que, doutro, amplia-se consideravelmente a visão do futuro profissional sobre sua própria profissão, sobre os problemas cotidianos que farão parte de sua rotina, enfim, sobre a própria realidade que o cerca.

Desta maneira, preocupado em aperfeiçoar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como em permitir que professores e alunos tenham acesso ao conhecimento do Século XXI, ou seja, a este conhecimento transdisciplinar, a Faculdade Cesmac do Agreste retomou, em 2016, o desenvolvimento da iniciação científica, através da ação planejada e coordenada de seus docentes no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP).

Compreende-se que o espaço universitário deve promover o permanente diálogo com a sociedade. Entende-se, também, que é neste ambiente que as demandas sociais se encontram, são ouvidas, estudadas e no qual respostas são trazidas à tona para melhorar a sociedade. Portanto, trata-se do local propício para a interatividade e integração dos vários saberes com a ciência.

MISSÃO 

A missão do NAP é permitir a difusão do conhecimento científico, bem como sua ampliação, através do desenvolvimento de atividades no campo da pesquisa e do intercâmbio de saberes com outras instituições de ensino. Isto porque acredita-se que a pesquisa é uma das principais formas de estímulo ao aprimoramento do conhecimento científico, pois ela permite que a teoria repassada em sala de aula transcenda este espaço e ingresse no campo da experimentação prática, retornando ao ambiente universitário enriquecida e reformulada.

OBJETIVOS

O NAP atua embasado em um conjunto de objetivos basilares, que são:

  • O estímulo ao desenvolvimento da pesquisa;
  • O aprimoramento do senso comum e do conhecimento científico;
  • A troca de saberes com outras áreas da ciência;
  • A troca de saberes com outras instituições de ensino superior;
  • A ampliação do conhecimento de discentes e docentes;
  • A experimentação prática, embasada na pesquisa de campo;
  • O desenvolvimento de métodos científicos e técnicas de pesquisa;
  • A interferência real e positiva no meio social.
EQUIPE

Prof. Me. Márcio Rocha

Prof. Me. Thomé Bonfim

Profa. Ma. Priscilla Cordeiro

INFORMAÇÕES

nap.cesmacfaculdadedoagreste@gmail.com

METAS 2017

  • Objetivos para o ano de 2017
  • CALENDÁRIO 2017

  • Calendário de Atividades
  • NOTÍCIAS RELACIONADAS

    + MAIS NOTICIAS

    PERGUNTAS FREQUENTES

    • Sou aluno regular

      É considerado regular o aluno que não tem nenhuma dependência acadêmica, financeira ou com a biblioteca. Se você se enquadra nesta situação, você poderá realizar sua rematrícula após o pagamento.

    • Sou aluno regular com até 2 dependências acadêmicas

      Se você tiver até duas dependências acadêmicas e não apresentar nenhuma pendência financeira ou com a biblioteca terá sua rematrícula. No entanto, caso você queira se matricular para uma ou para as duas disciplinas que estão pendentes, deverá procurar pessoalmente a coordenação do Curso e optar pela disciplina pendente que você pretende cursar.
    • Sou aluno irregular

      Se você está em situação irregular (pendência financeira), você deverá imprimir a 2ª via do boleto no site (Cesmac online > Financeiro > impressão de boletos) e efetuar o pagamento do valor total mais os juros correspondentes ao atraso. Somente 2 dias úteis após o pagamento do boleto você poderá fazer sua rematrícula no site do Cesmac. Este prazo é necessário para que o pagamento seja identificado em nosso sistema financeiro. Se tiver outras pendências financeiras você poderá recorrer ao Acordo online (menu financeiro > negociação).