Estudantes de Direito Acompanham Sessão Histórica da 4ª Câmara Cível em Arapiraca

Primeira Sessão Itinerante da 4ª Câmara Cível Julgou Quase 90 Processos.

16/02/2024 às 17h48

Em novembro de 2023 (29) , estudantes do curso de Direito do Cesmac vivenciaram uma experiência única ao acompanhar a sessão da 4ª Câmara Cível em Arapiraca. A iniciativa marcou a primeira sessão itinerante do órgão, realizada na Faculdade Cesmac do Agreste, onde cerca de 90 processos foram julgados. Dentre as diversas categorias, destacaram-se apelações, embargos de declaração, conflitos de competência, cobranças indevidas, indenizações por danos morais, perdas e danos, e casos de usucapião.
Mais de 350 estudantes de Direito, abrangendo do 1º ao 10º período, testemunharam de perto o desempenho dos desembargadores Orlando Rocha Filho, Ivan Brito e Fábio Ferrario no julgamento dos processos. A sessão proporcionou uma visão prática e valiosa sobre o funcionamento do Judiciário, permitindo aos estudantes observar não apenas o trabalho dos magistrados, mas também a atuação do procurador de Justiça Lean Araújo e dos advogados envolvidos nos casos. Os trabalhos da 4ª Câmara Cível foram secretariados pela servidora Silvânia Barbosa, revelando a importância não só dos magistrados, mas de todos os operadores do Direito na efetividade do sistema judiciário.
A sessão itinerante não apenas enriqueceu o conhecimento teórico dos estudantes, mas também proporcionou uma imersão prática e valiosa no ambiente jurídico. Ao presenciar o desdobrar dos processos, os futuros profissionais do Direito puderam compreender de forma mais abrangente o funcionamento da justiça, reforçando a interligação entre teoria e prática no campo do Direito.