Monitoria

MONITORIA

Uma das missões precípuas da universidade é buscar o contínuo aperfeiçoamento das práticas de ensino, pesquisa e extensão, através do desenvolvimento de atividades que vão além da sala de aula. Compreendendo esta realidade, a Faculdade Cesmac do Agreste, através do Núcleo de Apoio à Pesquisa, oferece o “Programa de Monitoria Acadêmica” (Presencial ou Remota), com o objetivo de melhorar as práticas de ensino e pesquisa da instituição.

+INFORMAÇÕES

O objetivo da monitoria é oferecer aos alunos oportunidades reais de aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula, através de uma série de ações organizadas ao lado dos professores.

Assim, desenvolve-se a autonomia do aluno, sua responsabilidade perante as atividades acadêmicas, sua capacidade de compreensão dos conteúdos, sua relação com o professor e com os próprios alunos do curso, além de sua formação profissional.

Os requisitos para a participação no Programa de Monitoria Acadêmica são a aprovação na disciplina objeto da monitoria, com aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), estar regularmente matriculado, no curso de graduação em direito da Faculdade Cesmac do Agreste e não ter sido reprovado na disciplina objeto da monitoria.

Após a aprovação no processo seletivo, o aluno-monitor desenvolve uma série de atividades ao lado do professor e sob sua supervisão permanente, durante o semestre letivo regular. Confira abaixo.

  • Participação das aulas do professor da disciplina;
  • Auxílio às atividades desenvolvidas pelo professor em sala de aula;
  • Auxílio aos alunos matriculados na disciplina em atividades teórico-práticas dentro da sala de aula, no esclarecimento de dúvidas e na entrega de materiais de leitura;
  • Participação na elaboração de aulas práticas e de exercícios em sala de aula;
  • Controle das atividades desenvolvidas durante o exercício da monitoria, através de frequências e relatórios;
  • Apresentação de relatório final das atividades desempenhadas durante a monitoria acadêmica ao fim do semestre letivo.

O aluno monitor NÃO pode ministrar aulas, substituir o professor da disciplina ou assumir obrigações inerentes exclusivamente a professores e funcionários da instituição.