DETALHES DO CURSO

O Curso de Psicologia da Faculdade Cesmac Agreste tem como objetivo a formação integral de profissionais comprometidos com a vida, e com o desenvolvimento sociocultural, educacional, empresarial e de saúde pública, capaz de responder adequadamente aos complexos desafios da sociedade atual.

O Curso de Graduação em Psicologia forma profissionais, em consonância com o que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do referido curso, instituídas pela Resolução CNE/CES Nº 5, de 15/03/2011, bem como de acordo com as regras que regem a atuação profissional: Resolução CFP nº 010/05, que aprova o Código de Ética do Psicólogo; Lei nº 5.766, de 20/12/1971, que institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, e dá outras providências; Decreto nº 79.822, de 17/06/1977, que regulamenta a Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971; Lei nº 4.119, de 27/08/1962, que regula o Exercício da Psicologia e Lei nº 11.788, de 11/09/2008, que dispões sobre o Estágio de estudantes.

PERFIL PROFISSIONAL
 

O currículo proposto pelo curso de Psicologia possibilita a flexibilização de seus conteúdos e a diversificação na formação profissional, por meio da integração de diferentes áreas afins de conhecimento, possibilitando uma visão ampla da sua área de atuação e incentivando a constante atualização do profissional frente às demandas do mercado de trabalho. Nesse sentido, propõe-se uma formação profissional fundamentada no comprometimento com as questões sociais, visando à promoção da saúde coletiva e a qualidade de vida de indivíduos e grupos humanos. Assume papel de significativa relevância no momento em que busca implementar uma formação conectada com as demandas sociais e avanços técnico-científicos.

MERCADO DE TRABALHO
 

O Psicólogo é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele procura analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, orientando-o a identificar as causas do problema e rever comportamentos inadequados. Pode atuar em diferentes áreas como saúde, organizacional (atendimento clínico, seleção e treinamento de pessoal e consultoria de RH), educação (orientação educacional), forense, comunitária, nos contextos esportivos, econômicos e de consumo, lidando com populações diversas e diferentes questões.