HISTÓRIA

A Faculdade Cesmac do Agreste, localizada no município de Arapiraca, um dos mais importantes municípios do interior de Alagoas, é mantida pela Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL, esta instituída e localizada em Maceió, fruto da idealização do Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros. No Estado ocupa um importante espaço no panorama educacional da Região de Alagoas e do Nordeste, formando profissionais capazes de contribuir para o seu desenvolvimento socioeconômico.

Antes de se tornar Faculdade, os cursos funcionavam em Arapiraca como uma extensão do Cesmac de Maceió. A princípio, na década de noventa, foram ofertadas uma turma para o curso de Ciências Contábeis e duas turmas de Direito e após alguns anos, tendo percebido o potencial econômico e a necessidade de formação superior no Município, em 2001, foram ofertadas turmas de Análise de Sistemas e Direito. Em abril de 2011, por ato do então Secretário Estadual de Educação, Dr. Rogério Auto Teófilo, adquiriu autonomia e tornou-se Faculdade Cesmac do Agreste que atualmente oferta apenas o curso de Direito, tendo em vista a grande demanda da região.

Participou do processo de migração do Sistema Estadual de Ensino de Alagoas para o Sistema Federal de Ensino Superior coordenado pelo Ministério da Educação – MEC, registrado em 09 de agosto de 2011, a publicação da SERES/MEC no DOU N° 155, de 12 de agosto de 2011, trazendo o Edital SERES N° 1, que tem como objeto o Regime de Migração de Sistemas das Instituições de Educação Superior Privadas.

Em consonância com as diretrizes e procedimentos estabelecidos no Edital SERES N° 1, a Faculdade Cesmac do Agreste protocolizou no e-MEC o Processo N° 201117772, em 20/12/2011, para fins de migração do Sistema Estadual de Educação de Alagoas para o Sistema Federal de Ensino Superior com a postagem de toda a documentação comprobatória exigida pela SERES/MEC e, após onze meses da abertura do referido processo, em 04/11/2012, foi deferida a migração. A partir deste deferimento, a Faculdade Cesmac do Agreste passou a integrar o conjunto das IES vinculado ao MEC.

EQUIPE

DIRETORIA

Priscila Vieira do Nascimento - Diretora

CPA

Diego Teixeira de Carvalho - Presidente

Valkíria Malta Ferreira - Vice-Presidente

OUVIDORIA

Aurimyrtes Ribeiro Belo Trevisan - Ouvidora

SECRETARIA ACADÊMICA

Josefa Giseth Bispo Santos - Secretária Acadêmica

CURSO DE DIREITO

Orlando Rocha Filho - Coordenador Geral

Sidney da Silva Rêgo - Coordenador Adjunto

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

Valkíria Malta Ferreira - Coordenadora Geral

Ailton Alves do Nascimento - Coordenador Adjunto

PÓS-GRADUAÇÃO

Gilbert Juliano de Sena Lúcio - Coordenador Geral

Thomé Rodrigues de Pontes Bomfim - Coordenador Adjunto

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP

Márcio Oliveira Rocha - Coordenador

Bruno Sarmento Barbosa

Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro

Karina Barbosa Franco

Luiz Geraldo Rodrigues de Gusmão

NÚCLEO DE APOIO À EXTENSÃO - NAE

Manoel Bernardino da Silva Filho - Coordenador

Amanda Gabriela Gomes de Lima

Patrícia Ferreira Rocha

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Luiz Geraldo Rodrigues de Gusmão

Virgínia da Hora Dantas

ASSEMBLEIA GERAL

A Fundação Educacional Jayme de Altavila – Fejal, mantenedora do Centro Universitário Cesmac, é formada por uma Assembleia Geral que elege a diretoria da Instituição. Essa, com mandato de seis anos.

Douglas Apratto Tenório

João Rodrigues Sampaio Filho

Vera Lúcia Romariz Correia de Araújo

Claudia Cristina Silva Medeiros

José Iedo Mota Mendonça

Mauro Guilherme de Barros Quirino Martins

Priscila Vieira do Nascimento

Gilson Coelho Lima

Renato Resende Rocha

João Rodrigues Sampaio Neto

Pedro Alves Oliveira Filho

Maria Teomirtes de Barros Malta

Diógenes Tenório de Albuquerque

Clementino Verçosa Damasceno

Estácio Luiz Correia Valente

Laércio Madson de Amorim Monteiro

Humberto Marinho Sampaio

Benedito de Lira

Paulo José Loureiro Santos Lima

Orlando Rocha Filho

INFRAESTRUTURA

A Faculdade Cesmac do Agreste funciona em horário noturno, em prédio reformado, que garante a segurança de alunos, professores e funcionários, buscando a preservação do patrimônio, a maximização dos espaços e a boa iluminação, buscando atender aos reclamos de acessibilidade, inclusive, para as pessoas com deficiência, atendendo à correta aplicação dos princípios de biossegurança, às exigências sanitárias, às políticas de inclusão social e proteção à saúde e ao meio ambiente sustentável.

A Biblioteca funciona em prédio anexo, em frente ao edifício principal da Faculdade, em sala equipada para esse fim.