NAP

Núcleo de apoio à pesquisa

PARTICIPE DA PESQUISA QUALITATIVA DO NAP 2019.1 AQUI

A universidade possui uma função muito especial, que é a de tornar possível a troca de conhecimento entre o ambiente universitário e a sociedade. E, dentre as diversas formas de operacionalizar sua missão, evidencia-se a pesquisa científica. A partir dela, identificam-se os problemas de maior relevância dentro do espaço social e, mediante um procedimento racional e sistemático, respostas são apresentadas, com o objetivo não apenas de melhorar a vida e as relações humanas, mas de ampliar o conhecimento científico sobre determinado assunto.

Desta maneira, o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) tem como missão desenvolver a pesquisa entre os discentes e docentes da Faculdade Cesmac do Agreste, ampliando o conhecimento trabalhado em sala de aula.

Compreende-se que o espaço universitário deve promover o permanente diálogo com a sociedade. Entende-se, também, que é neste ambiente que as demandas sociais se encontram, são ouvidas, estudadas e no qual respostas são trazidas à tona para melhorar a sociedade. Portanto, trata-se do local propício para a interatividade e integração dos vários saberes com a ciência.

MISSÃO

A missão do NAP é permitir a difusão do conhecimento científico, bem como sua ampliação, através do desenvolvimento de atividades no campo da pesquisa e do intercâmbio de saberes com outras instituições de ensino. Isto porque acredita-se que a pesquisa é uma das principais formas de estímulo ao aprimoramento do conhecimento científico, pois ela permite que a teoria repassada em sala de aula transcenda este espaço e ingresse no campo da experimentação prática, retornando ao ambiente universitário enriquecida e reformulada.

OBJETIVOS

O NAP atua embasado em um conjunto de objetivos basilares, que são:O estímulo ao desenvolvimento da pesquisa;O aprimoramento do senso comum e do conhecimento científico;A troca de saberes com outras áreas da ciência;A troca de saberes com outras instituições de ensino superior;A ampliação do conhecimento de discentes e docentes;A experimentação prática, embasada na pesquisa de campo;O desenvolvimento de métodos científicos e técnicas de pesquisa;A interferência real e positiva no meio social.

• Coordenação: Prof. Dr. Márcio Oliveira Rocha(márcio.rocha@cesmac.edu.br)
  • Prof. Msc. Bruno Sarmento Barbosa(bruno.barbosa@cesmac.edu.br)
  • Profa. Msc. Carla Priscilla B. Santos Cordeiro(priscillacordeiro@cesmac.edu.br)
  • Profa. Msc. Virgínia da Hora Dantas(virginia.dantas@cesmac.edu.br)