NAP

Núcleo de apoio à pesquisa

A Pesquisa, no âmbito institucional, é considerada elemento fundamental na composição do processo ensino-aprendizagem, por meio da investigação científica direcionada e planejada, tendo como pilares a produção e a socialização do conhecimento nas diversas áreas do saber, inovando e empreendendo, gerando desenvolvimento intelectual e de novos processos metodológicos, sempre associada ao ensino e à extensão.

Na Faculdade Cesmac do Agreste, a pesquisa é promovida pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), órgão suplementar e de apoio da Direção Geral, no planejamento, implementação e execução de programas e projetos específicos de investigação, iniciação científica, de grupos de pesquisa, revistas acadêmicas e ações de estímulo ao desenvolvimento científico.

O desenvolvimento dos projetos de pesquisa na Faculdade Cesmac do Agreste é impulsionado pelo fomento com recursos próprios da Mantenedora. No âmbito dos Cursos e Programas de Graduação e de Pós-Graduação lato sensu, a pesquisa tem se desenvolvido de forma integrada à Extensão, através de trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e publicações de artigos científicos e participação dos alunos em congressos e eventos relevantes nas diversas áreas do saber.

Por isso, o NAP compreende que as atividades de pesquisa da Instituição propiciam cenário de práticas integradoras do conhecimento científico aplicadas às soluções inventivas e inovadoras direcionadas aos problemas do contexto social em que estão inseridos docentes e discentes, promovendo a interdisciplinaridade e a formação de grupos multiprofissionais de pesquisa, com vistas à produção, socialização e aplicação do conhecimento científico na sociedade e academia.

MISSÃO:

Permitir a difusão do conhecimento científico, bem como sua ampliação, através do desenvolvimento de atividades no campo da pesquisa e do intercâmbio de saberes com outras instituições de ensino.

OBJETIVOS:

O NAP atua embasado em um conjunto de objetivos basilares, que são: O estímulo ao desenvolvimento da pesquisa; O aprimoramento do senso comum e do conhecimento científico; A troca de saberes com outras áreas da ciência; A troca de saberes com outras instituições de ensino superior; A ampliação do conhecimento de discentes e docentes; A experimentação prática, embasada na pesquisa de campo; O desenvolvimento de métodos científicos e técnicas de pesquisa; A interferência real e positiva no meio social.

ATRIBUIÇÕES:

1. Estimular a prática da pesquisa científica na Faculdade, entre seus docentes e discentes;
  2. Lançar editais anuais do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), bem como organizar o processo seletivo de pesquisadores e certificar os participantes do programa;
  • Realizar seminários, oficinas, encontros e outros eventos sobre iniciação científica;
  1. Organizar Grupos de Estudos e de Pesquisa na Faculdade;
  2. Organizar o Trabalho de Curso (TC) na graduação e pós-graduação;
  3. Propor modificações no regulamento do TC da graduação e/ou pós-graduação ao CONSU, através da Direção Geral;
  • Gerir as publicações das edições das revistas eletrônicas da Faculdade;
  • Propor a criação de revistas eletrônicas, a partir da criação de novos cursos.

nap.agreste@cesmac.edu.br