Para tanto, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Cesmac do Agreste implementa suas ações considerando os seguintes princípios:
• Qualidade na formação acadêmica e profissional
Seguindo normas e parâmetros fixados pela legislação, a Instituição preconiza a formação de qualidade para atender aos desafios da contemporaneidade, o incentivo às manifestações culturais e esportivas e o estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico, considerando os princípios da acessibilidade;
• Educação transformadora e cidadã
Somente pela educação é possível atingir patamares sólidos de desenvolvimento, que beneficiem a sociedade como um todo e garantam os direitos inalienáveis do cidadão. Pautado, neste princípio, o Centro Universitário Cesmac preconiza a “Educação” como instrumento de emancipação do homem e de desenvolvimento de uma sociedade equânime, humana e cidadã.
• Gestão participativa e democrática
A Instituição promove a qualificação institucional permanente de seus recursos humanos e de sua estrutura organizacional, delegando responsabilidades, de forma a conferir alçada decisória ao público interno respaldada pelos princípios de democracia e participação ativa de todos os atores que estão envolvidos no desenvolvimento institucional;
• Valorização da postura ética e cidadã
A Instituição contribui para o processo de consolidação da cidadania brasileira, mediante formulação de propostas pertinentes à melhor percepção e exercício dos deveres e direitos do cidadão;
• Respeito à identidade cultural e diversidade regional
A Instituição valoriza a diversidade, não permitindo qualquer tipo de discriminação, e enfatiza a preservação da cultura e valores regionais como forma de identidade cultural e respeito ao cidadão;
• Compromisso com a acessibilidade e inclusão social
A Instituição desenvolve programas de acessibilidade que visam o desenvolvimento da autonomia do aluno e o acesso à construção do conhecimento pautados na acessibilidade pedagógica, atitudinal, digital, comunicacional, física e arquitetônica; assim como, a inclusão social e de capacitação que contemplem o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou pertencentes a grupos de minorias sociais, bem como, promove as condições de acesso a seus bens e serviços a pessoas com deficiência e/ou com transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação;
• Responsabilidade Socioambiental
A Instituição compreende a conscientização ambiental como base para a atuação proativa na defesa do meio ambiente e para o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental. Para tanto, desenvolve Políticas e Programas voltados para o Meio Ambiente e Sustentabilidade, acompanhando a disseminação de conhecimentos integrados e contextualizados. Dessa maneira, desenvolve projetos que visam a proteção dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais e maximizando a cultura e da sustentabilidade.
Ademais, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Cesmac do Agreste, no desempenho de sua missão, orienta-se pelas seguintes diretrizes:
• formação acadêmica coerente com os desafios do século XXI, primando pela oferta de educação com qualidade;
• educação baseada na integração dos saberes por meio do diálogo permanente entre ensino-extensão-pesquisa contemplando abordagem transversal na construção dos conhecimentos dentro de uma visão integrada e sistêmica;
• desenvolvimento curricular considerando a revolução digital, flexibilidade, informação, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, cultural e cidadã, socialização e tecnologia, pautado na educação por competências, primando por um perfil do de egresso capaz de resolver problemas com proatividade diante das complexidades sociais;
• incorporação de modelos acadêmicos que promovam inovações científicas e tecnológicas pautados no desenvolvimento da capacidade para aprender a aprender, considerando a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade baseados na integração ensino-extensão-pesquisa;
• oferta de infraestrutura física, tecnológica e de pessoal que possibilite o aprendizado em condições integradas e diversificadas para execução e desenvolvimento da concepção pedagógica da IES;
• valorização dos alunos, procurando atendê-los com qualidade e oferecendo serviços acadêmicos eficientes;
• aceitação de usuários, pessoas e instituições, como parceiros efetivos na busca da qualidade;
• tratamento digno e responsável aos usuários e pessoas que atuam no âmbito da Instituição;
• busca e incentivo de formas diversas para encaminhamento de problemas que resultem em soluções proativas, criativas e inovadoras para os desafios enfrentados;
• respeito aos direitos humanos, lisura no trato dos recursos e transparência dos atos administrativos e acadêmicos;
• compromisso com o exercício democrático de decisões colegiadas, embasadas em discussões de problemas e indicadores de desenvolvimento, dos quais participam os diversos segmentos acadêmicos e da sociedade, de acordo com sua especificidade;
• meritocracia baseada no desempenho de professores, gestores e técnico- administrativos, sempre fundamentada em critérios de avaliação de desempenho, com mecanismos de capacitação e qualificação adequados às finalidades institucionais; e,
• conscientização ambiental com ações, programas e projetos voltados para a conservação e desenvolvimento do meio ambiente autossustentável.
Ante à missão e visão assumidos, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Cesmac do Agreste delimita como finalidades:
• formar profissionais nas diferentes áreas do conhecimento, por meio dos Cursos de Graduação, e Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, aptos para a inserção na atividade profissional e para a participação no desenvolvimento social do estado e do país, colaborando com sua formação contínua;
• promover a flexibilização curricular com competências, habilidades e atitudes indispensáveis para atuação profissional, tendo a interdisciplinaridade como essência e a transdisciplinaridade como perspectiva, considerando seu contexto;
• ofertar modelos pedagógicos criativos e inovadores, fundamentados em metodologias ativas que integrem, articulem e conjuguem as modalidades presencial e a distância para uma aprendizagem significativa;
• estimular o uso da tecnologia como ferramenta de inovação aliada aos princípios de aprendizagem;
• promover a formação integral do ser humano, estimulando a criação cultural e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, colaborando com o desenvolvimento do ser humano e das comunidades local e regional, com vistas ao seu bem-estar social, econômico, político e cultural;
• prestar serviços à comunidade, estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade, estimulando a participação da população nos resultados da criação artístico-cultural e da pesquisa científica e tecnológica promovendo assim a extensão comunitária.
• promover a divulgação do conhecimento cultural, técnico e científico, patrimônio da humanidade, utilizando-se das diversas formas de comunicação social;
• buscar o permanente aperfeiçoamento cultural e profissional; e,
• promover a Curricularização da Extensão como uma inovação curricular com impacto social.