NAAP

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO

A Faculdade Cesmac do Agreste nas suas diretrizes norteadoras da educação centrada no respeito e na valorização das diferenças possibilita o desenvolvimento, a autonomia intelectual e social dos alunos, imprescindível para a construção de uma educação inclusiva, que pressupõe novas exigências à gestão educacional.

Para alcançar essas diretrizes, ela conta com o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP), que é o órgão responsável por realizar intervenções nas dimensões psicopedagógicas e de acessibilidade no âmbito da Faculdade, oferecendo suporte aos alunos, docentes e quadro técnico da Faculdade sobre questões referentes ao processo de aprendizagem e ensino, oriundas de aspectos psicossociais e de inclusão e acessibilidade.

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Enquanto Núcleo de Acessibilidade, o NAAP tem por finalidade efetivar uma política de acessibilidade e inclusão pedagógica e atitudinal aos acadêmicos e colaboradores com deficiência, promovendo ações que garantam a acessibilidade física, pedagógica e atitudinal, capazes de agir e de se adaptar, diferenciadamente, em ambientes repletos de desafios, articulando ensino, pesquisa e extensão

No tocante ao apoio psicopedagógico, o NAAP busca auxiliar aos docentes quanto intervenções pedagógicas e psicossociais junto aos alunos, auxiliando-os em seu desenvolvimento intelectual, comportamental e no seu futuro profissional. Além disso, promove a saúde dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno e o pleno desenvolvimento dos colaboradores.

Ainda quanto ao apoio psicopedagógico, o NAAP executa atividades de apoio aos discentes quanto ao nivelamento acadêmico, acompanhamento de atividades complementares e de monitoria, recepção de novos alunos e monitoramento dos egressos, acompanhamento do acesso e permanência dos discentes, incentivo a participação de eventos e publicações.

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico da Faculdade Cesmac do Sertão, tem como objetivos principais:

  1. Orientar e realizar intervenções na dimensão psicopedagógica e social da Faculdade, auxiliando discentes, docentes e corpo técnico-administrativo.
  2. Promover, por meio do apoio psicopedagógico, a saúde dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno e o pleno desenvolvimento dos colaboradores.
  • Realizar ações voltadas aos discentes nas atividades de recepção de novos alunos e nivelamento; complementares; de incentivo a participação em eventos e publicações; monitoria; acesso e permanência; acompanhamento de egressos.
  1. Cuidar da Política de Acessibilidade da Faculdade, com o objetivo principal de promover as condições adequadas para acesso, permanência, integração e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, ao Ensino Superior.
  2. Promover condições adequadas para inclusão das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, ao Ensino Superior, articulando-se com professores, coordenadores e demais órgãos de apoio da Direção Geral, viabilizando as adequações arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais, tendo como referência a Política de Acessibilidade da Faculdade

Para o desenvolvimento das atividades do NAAP, a Faculdade oferece um espaço de escuta, estruturado para o atendimento individual e em grupo, atendimento pedagógico e social, aconselhamento psicológico, tendo como finalidade ajudar na formação integral do aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

Nesse sentido as ações do NAAP estão voltadas também à promoção da reflexão sobre a realidade e o cotidiano da instituição de ensino, por meio do diálogo entre seus atores, bem como ao favorecimento das relações interpessoais entre os agentes educacionais, alunos e sua família.

O NAAP é responsável por uma série de atividades psicopedagógicas, além daquelas citadas acima, a saber:

  1. Estágio não obrigatório e Atividades Complementares;
  2. Programa de Acesso e Permanência;
  3. Acompanhamento do Egresso
  4. Programa de Monitoria;
  5. Plano de Estímulo à Publicação Discente;
  6. Plano de Estímulo à Participação de Eventos Discente;
  7. Programa de Recepção aos novos alunos.