NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO
A Faculdade Cesmac do Agreste nas suas diretrizes norteadoras da educação centrada no respeito e na valorização das diferenças possibilita o desenvolvimento, a autonomia intelectual e social dos alunos, imprescindível para a construção de uma educação inclusiva, que pressupõe novas exigências à gestão educacional.
Para alcançar essas diretrizes, ela conta com o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP), que é o órgão responsável por realizar intervenções nas dimensões psicopedagógicas e de acessibilidade no âmbito da Faculdade, oferecendo suporte aos alunos, docentes e quadro técnico da Faculdade sobre questões referentes ao processo de aprendizagem e ensino, oriundas de aspectos psicossociais e de inclusão e acessibilidade.
+INFORMAÇÕES
FINALIDADE
Enquanto Núcleo de Acessibilidade, o NAAP tem por finalidade efetivar uma política de acessibilidade e inclusão pedagógica e atitudinal aos acadêmicos e colaboradores com deficiência, promovendo ações que garantam a acessibilidade física, pedagógica e atitudinal, capazes de agir e de se adaptar, diferenciadamente, em ambientes repletos de desafios, articulando ensino, pesquisa e extensão
No tocante ao apoio psicopedagógico, o NAAP busca auxiliar aos docentes quanto intervenções pedagógicas e psicossociais junto aos alunos, auxiliando-os em seu desenvolvimento intelectual, comportamental e no seu futuro profissional. Além disso, promove a saúde dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno e o pleno desenvolvimento dos colaboradores.
Ainda quanto ao apoio psicopedagógico, o NAAP executa atividades de apoio aos discentes quanto ao nivelamento acadêmico, acompanhamento de atividades complementares e de monitoria, recepção de novos alunos e monitoramento dos egressos, acompanhamento do acesso e permanência dos discentes, incentivo a participação de eventos e publicações.
OBJETIVOS
O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico da Faculdade Cesmac do Sertão, tem como objetivos principais:
- Orientar e realizar intervenções na dimensão psicopedagógica e social da Faculdade, auxiliando discentes, docentes e corpo técnico-administrativo.
- Promover, por meio do apoio psicopedagógico, a saúde dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno e o pleno desenvolvimento dos colaboradores.
- Realizar ações voltadas aos discentes nas atividades de recepção de novos alunos e nivelamento; complementares; de incentivo a participação em eventos e publicações; monitoria; acesso e permanência; acompanhamento de egressos.
- Cuidar da Política de Acessibilidade da Faculdade, com o objetivo principal de promover as condições adequadas para acesso, permanência, integração e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, ao Ensino Superior.
- Promover condições adequadas para inclusão das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista, ao Ensino Superior, articulando-se com professores, coordenadores e demais órgãos de apoio da Direção Geral, viabilizando as adequações arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas e atitudinais, tendo como referência a Política de Acessibilidade da Faculdade
COMO FUNCIONA?
Para o desenvolvimento das atividades do NAAP, a Faculdade oferece um espaço de escuta, estruturado para o atendimento individual e em grupo, atendimento pedagógico e social, aconselhamento psicológico, tendo como finalidade ajudar na formação integral do aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.
Nesse sentido as ações do NAAP estão voltadas também à promoção da reflexão sobre a realidade e o cotidiano da instituição de ensino, por meio do diálogo entre seus atores, bem como ao favorecimento das relações interpessoais entre os agentes educacionais, alunos e sua família.
QUAIS AS ATIVIDADES COORDENADAS PELO NAAP?
O NAAP é responsável por uma série de atividades psicopedagógicas, além daquelas citadas acima, a saber:
- Estágio não obrigatório e Atividades Complementares;
- Programa de Acesso e Permanência;
- Acompanhamento do Egresso
- Programa de Monitoria;
- Plano de Estímulo à Publicação Discente;
- Plano de Estímulo à Participação de Eventos Discente;
- Programa de Recepção aos novos alunos.