Estudante do CESMAC apresenta pesquisa na 71ª Reunião da SBPC

Evento acontece até o próximo dia 27 na UFMS, em Campo Grande/MS

26/09/2019 às 11h52

A 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) é o maior evento científico da América latina e acontece durante toda semana na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Com uma vasta programação científica, o evento reserva um espaço para alunos de graduação apresentarem trabalhos e projetos de pesquisa desenvolvidos no ambiente acadêmico.  Dentre as centenas de estudantes de todo o brasil que participam da sessão dos pôsters, está a aluna da Faculdade CESMAC do Agreste, Alessandra Honorato, do 7º período do curso de Direito.

O artigo apresentado por Alessandra se propõe a examinar a importância da extensão universitária na difusão do conhecimento, a partir da análise da função social da universidade e do tripé universitário que contempla o ensino, a pesquisa e a extensão.

“Destacar a importância da extensão com base na própria função social da universidade, que ultrapassa a mera transmissão do conhecimento. A extensão universitária surge como uma forma de aliar teoria, prática e transformação da realidade social” enfatizou a discente que foi a única representante da faculdade no evento. O objeto de estudo da pesquisa foram as práticas de extensão realizadas na IES, como as práticas extensionistas tem sido aplicada na prática.

Segundo a Diretora da Faculdade do Agreste, Profa. Priscila Vieira do Nascimento “Significa muito para a Faculdade ter uma representante em um evento do gabarito da SBPC. É um diferencial para a vida acadêmica do aluno participar de um encontro tão respeita pela comunidade científica”, afirmou. A docente ainda reforça que a Instituição prioriza a imersão dos alunos no mundo da pesquisa e da extensão, “entendemos a importância de sempre estimular nossos estudantes a estar inserido na pesquisa e na ciência desde a graduação. Estamos felizes e orgulhosos com o resultado”, completou.

SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais.

Anualmente, a SBPC realiza sua reunião e este ano está sendo realizada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O tema abordado é a "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social". O evento é aberto ao público, gratuito e conta com uma extensa programação científica.