Estudantes participam de visita técnica ao Ministério Público Federal, em Arapiraca

Grupo foi orientado pelo Professor Alysson Marinho, que ministra as disciplinas de Civil e Processo Civil

19/02/2020 às 13h56

Utilizando modernas práticas pedagógicas, o professor Alysson Marinho, que ministra as disciplinas de Civil e Processo Civil, na Faculdade CESMAC do Agreste, realizou mais uma atividade prática com os estudantes.
Cerca de 30 graduados do curso de Direito participaram de uma visita técnica ao Ministério Público Federal, do município de Arapiraca. O docente leciona no quinto período e também no nono, mas nesse semestre, já levou os calouros a fim de mostrar as possibilidades de estágio e voluntariado, disponíveis no MPF.
Além disso, as aulas contam com metodologias ativas visando fomentar, no acadêmico a busca pelo conhecimento, tais como: leitura de textos, estudos de casos, pesquisa e análise de súmulas, jurisprudência / informativos, elaboração de peças processuais, simulações de atos processuais, visitas às instituições jurídicas, tais como: Ministério Público Federal, Justiça Estadual, Justiça Federal etc. O objetivo é fazer com que o alunos acompanhem de perto a realidade prática do conteúdo exercitado em sala de aula, bem como realizarem pesquisa processual.
Conta ainda com estímulo à participação em eventos Jurídicos (e.g. Congressos, seminários, palestras, workshops etc.), produção de resenhas críticas, realização de seminários (com exposição de painéis) e ainda utilização da tecnologia, especialmente das redes sociais, como aliada do processo ensino-aprendizagem, direcionando o interesse do aluno para temáticas jurídicas relacionadas à disciplina (e.g. Instagram, facebook, YouTube etc.).
Alysson Marinho afirmou que, “dentre as instituições de ensino superior nas quais leciono, destaco o CESMAC, instituição da qual tenho a honra de fazer parte desde 2016, a qual proporciona ao docente um ambiente favorável à aplicação da metodologia construtivista”. Disse ainda, que “o CESMAC do agreste, em especial, tem sido o ambiente mais recente de implementação de tais práticas, sendo satisfatórios os resultados alcançados, eis que tem sido possível motivar o aluno a sair da zona de conforto e construir o conhecimento conjuntamente”, detalhou.