Ciclo de palestras abre Seminário Mulher em Evidência no Século XXI

O foco do debate foi o papel da mulher nas áreas jurídicas e políticas

27/03/2019 às 13h55

Na noite desta terça-feira, 26, o Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo, em Arapiraca, recebeu as atividades do primeiro dia do Seminário Mulher em Evidência no século XXI. Na ocasião, professores, estudantes e profissionais da área jurídica debateram sobre o papel da mulher na sociedade, na carreira jurídica e nas atividades políticas.
“Para esse primeiro dia, focamos em trazer duas mulheres que são importantes no cenário jurídico do nosso estado e que elas possam, de certa forma, deixar uma mensagem sobre a temática e sobre o papel delas na sociedade. Além disso, o evento é uma oportunidade para homenagear nossas professoras e funcionárias que exercem um papel de extrema importância na nossa instituição ” afirmou a Diretora da Faculdade CESMAC do Agreste, Priscila Vieira do Nascimento.
Segundo o Coordenador do Curso de Direito, Dr. Orlando Rocha Filho, “um evento que destaque o papel das mulheres na sociedade é extrema importância. É uma honra para nós trazer essas duas grandes mulheres que são egressas da nossa instituição para palestrar no dia de hoje. ”
A primeira palestra foi proferida pela advogada e professora Manuela Gatto. A docente, que leciona há quase 15 anos, é especialista em psicologia jurídica e possui mestrado em direito público pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). “Nossa proposta é mobilizar o público e conscientizar sobre os desafios que as mulheres tem na a carreira jurídica, enfatizando sempre na igualdade de direitos ” afirmou.
A segunda palestra foi ministrada pela Procuradora da República em Alagoas e Procuradora Regional eleitoral do TRE-AL, Raquel Teixeira. O papel da mulher na atividade política foi o tema central da conversa e a apresentação de dados referentes a atuação das mulheres na política brasileira despertou a atenção do público presente.
O evento é organizado pela Faculdade do Agreste e pelos estudantes do 9º período do curso. Para a acadêmica Williane Rocha, a oportunidade de debater temáticas sobre igualdade de gênero é muito valioso para o ambiente acadêmico. “Na área jurídica, ainda existe muito preconceito com mulheres, por isso trazer essa discussão para dentro da instituição é muito útil em prol da luta pela igualdade de gênero. ”
O seminário segue com programação nesta quarta-feira,27, com uma mesa redonda de debates com mulheres de várias áreas de atuação. O evento acontece no pátio da faculdade a partir das 15h.