Sessão da Câmara Cível do TJ/AL é realizada na Faculdade CESMAC do Agreste

Projeto aproxima acadêmicos com as práticas

18/06/2018 às 17h28

Aconteceu na noite do último dia 14, na Faculdade CESMAC do Agreste, em Arapiraca, uma programação de práticas jurídicas da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas. As atividades fazem parte do projeto “Interagindo com a comunidade acadêmica” do TJ/AL e têm o objetivo de aproximar os estudantes do curso de Direito das ações e da rotina do Poder Judiciário.
O evento iniciou com a palestra da Secretária da 1ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal, Sra. Margarida Maria Mello. A docente é egressa do Centro Universitário CESMAC e discursou para o público acadêmico presente sobre o Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Compuseram a sessão da Câmara Cível, os Desembargadores Fábio José Bittencourt Araújo, Tutmés Airan de Albuquerque Melo, Fernando Tourinho de Omena Souza, além da Secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Maria Melo e o Procurador de Justiça, Geraldo Magela Pirauá. Durante a sessão, houve o julgamento de seis processos cíveis com a presença de advogados dos apelantes. No segundo momento, outros cinco processos foram debatidos pelos Desembargadores.
 “A transferência Tribunal de Justiça de Alagoas para a Faculdade CESMAC do Agreste, com os seus componentes, no caso os Desembargadores, é muito importante para criar uma proximidade com a comunidade acadêmica. ”, afirmou, o magnífico Reitor do CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho. Para o Coordenador Geral do curso de Direito da Faculdade, Desembargador Orlando Rocha Filho, o alvo deste projeto do tribunal é o acadêmico de direito e além da proximidade com os estudantes que ele ocasiona, facilita o entendimento do órgão. “O deslocamento dos membros do Tribunal para um trabalho prático dentro da nossa Faculdade do Agreste é muito valioso para os acadêmicos, pois eles não precisam se locomover para a capital para ter acesso a este tipo de atividade ”, completou o Coordenador Orlando Rocha Filho.
A Diretora da Faculdade CESMAC do Agreste, Priscila Vieira do Nascimento, também comentou a experiência de receber uma prática real de julgamento de processos do Tribunal de Justiça de Alagoas dentro da Faculdade e próximo dos acadêmicos “Com o apoio dos professores do curso, principalmente de processo civil, conseguimos realizar essa atividade que é de extrema importância para os estudantes do curso de direito”.
Estiveram presentes o Reitor do CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, o Conselheiro e Tesoureiro da Fejal, Dr. Estácio Valente, a Coordenadora da Faculdade CESMAC do Agreste, Profa. Priscila Nascimento, o Desembargador Eleitoral e Coordenador Geral do curso de Direito da Faculdade CESMAC do Agreste, Dr. Orlando Rocha Filho.