Faculdade CESMAC do Agreste segue com aulas remotas na plataforma Microsoft Teams

Tecnologia e muita interação entre direção, coordenação, professores e acadêmicos dando sequência aos conteúdos em tempos de quarentena

15/05/2020 às 14h18

As aulas foram retomadas na última semana para os cursos de graduação da Faculdade CESMAC do Agreste. Professores e coordenações passaram por um período de treinamento para a retomada dos conteúdos, utilizando a plataforma Microsoft Teams, com armazenamento para uso acadêmico de 50GB e acesso às ferramentas do Office365. A medida é temporária, enquanto durar a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. Tudo para garantir que a aprendizagem dos alunos continue, mesmo em meio a todo o processo vivido.
Com cumprimentos à toda comunidade acadêmica da Faculdade CESMAC do Agreste, o coordenador do curso de Direito, Dr. Orlando Rocha, fala sobre o retorno e a situação atual vivida. “Infelizmente fomos acometidos por essa pandemia e isso tem provocado mudanças e nos deixando até atemorizados. Hoje temos que conviver com circunstâncias e realidades novas, utilizando os ambientes virtuais. Portanto, estamos nos reinventando, e com isso direção, professores, coordenação, adjuntos de coordenação e, principalmente, os alunos, todos estão engajados em oferecer o que for de melhor durante esse período de pandemia, estimando que seja curto”, declara.
“Estamos vivendo um momento de transição de comportamento, não só na educação, mas na vida, imposta pelo isolamento social. Uma transição que foi acelerada pela pandemia do novo coronavírus, mas que já vem sendo anunciada há um tempo. O CESMAC, por exemplo, vem tratando da inovação tecnológica em todos os cursos ofertados, há alguns anos, neste último mais intensamente. E, agora, fomos obrigados a praticar essa inovação sem outra opção. Mesmo quando voltarmos aos atendimentos e às aulas presenciais, tenho certeza que o comportamento do nosso professor, funcionário e do nosso aluno não será o mesmo. A tecnologia entrou na vida de todos e não poderá ser dispensada, sob pena de ficarmos pra traz, sem chance de sobrevivência. O que não é ruim”, expressa a Diretora da Faculdade CESMAC do Agreste, Profa. Priscila Vieira do Nascimento.
A docente destaca ainda: “Tivemos que nos reinventar e assim fizemos em tempo recorde. O que enche o corpo diretivo da Faculdade de orgulho, pois, é um indicativo de que a escolha do corpo docente e do corpo administrativo foi acertada. As dificuldades existem e não são poucas, nem simplórias. Contudo, com a equipe fortalecida por empatia, entusiasmo e competência é possível reverter as adversidades. É o que estamos buscando a cada dia. Precisamos lembrar que é uma situação completamente atípica e involuntária”, declara.
Para os acadêmicos também é um momento de adaptações e busca da melhor rotina para manter os estudos nesse período de pandemia. “Aproveitei para passar um temo com meus pais na minha cidade natal. São tempos difíceis e que requer uma adaptação de todos, mas estou conseguindo manter uma rotina de estudos. Estou com muita saudade da Faculdade e de todos, mas acredito e estou confiante que tudo logo vai passar e vamos poder retornar para a nossa rotina presencial”, diz a aluna do curso de Direito, Anne Caroline.