Em parceria com o Hemoal Arapiraca, Cesmac do Agreste promove palestra sobre doação de medula óssea

Evento aconteceu nesta terça-feira (20), no auditório da Instituição de Ensino Superior

21/08/2024 às 11h28

Em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) unidade Arapiraca, a Faculdade Cesmac do Agreste promoveu, nesta terça-feira (20), no auditório da Instituição de Ensino Superior, um momento de muito conhecimento, compromisso social e solidariedade com a palestra “O ciclo do sangue: rotina do serviço de hemoterapia no Hemocentro Regional de Arapiraca”.
A palestra foi ministrada pelos técnicos do Hemoal Arapiraca, o enfermeiro James Reyner Dias e a assistente social Áurea Regina Santos, tornando os alunos e alunas dos cursos de Direito e Psicologia multiplicadores de todo o conhecimento adquirido durante o evento.
De acordo com dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil tem o terceiro maior registro de doadores(as) de medula óssea do mundo, com mais de 5,5 milhões de brasileiros(as) cadastrados(as).
Ainda segundo o órgão nacional, mais de 125 mil novos cadastros são realizados anualmente, porém, existem 650 pacientes em todo o país na espera por um doador. A probabilidade de se encontrar compatibilidade entre um paciente e um doador não familiar, atualmente, é de 1 a cada 100 mil pessoas.
Para a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora-doutora Priscila Vieira Nascimento, essa parceria, com o Hemoal, é de suma importância para que os números de doadores do segundo maior município alagoano, bem como cidades circunvizinhas, sejam alavancados, além, é claro, de tornar os estudantes da Instituição de Ensino Superior multiplicadores de todo o conhecimento para os seus familiares e amigos próximos.
“A Faculdade Cesmac do Agreste, com esse evento, reafirma o compromisso com a responsabilidade social. A gente presta um serviço à sociedade de ensino de qualidade, acompanhado desse serviço. A parceria com o Hemoal é importantíssima pra nós, porque a gente tenta diminuir um número que é tão grave, que é o cadastro de pessoas para a doação de medula óssea, assim como doação de sangue. Isso, na verdade, precisa ser constante, e a nossa ideia, o nosso propósito aqui é que a gente alcance os alunos, as suas famílias e a sociedade em geral para que esse número se reverta e a gente consiga um aumento nesse cadastro na nossa região. Além da informação que eles receberam aqui, com a palestra do Hemoal, explicando os requisitos e a importância sobretudo dessa doação, que eles levem todo esse conhecimento para os seus familiares e amigos para que ele possa se multiplicar”, destacou a diretora.
Ao término da palestra, os alunos e alunas puderam efetuar os seus cadastros como doadores de medula óssea junto ao hemocentro regional de Arapiraca.
Para os que não estiveram presentes na oportunidade, o Hemoal Arapiraca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16h. Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com o órgão regional através do telefone (82) 9.8884-6017.
Fotos: Fernando Lopes