Cesmac do Agreste apresenta pesquisas no IX Encontro de Pesquisas Judiciárias da Esmal

02/09/2025 às 14h33

A Faculdade Cesmac do Agreste marcou presença no IX Encontro de Pesquisas Judiciárias da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (IX ENPEJUD), realizado entre os dias 1º e 4 de setembro, com a apresentação de artigos científicos desenvolvidos por discentes e docentes da instituição.
As pesquisas aprovadas contemplaram o uso da Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário, além de subtemas de grande relevância contemporânea, como dignidade da pessoa humana, direitos fundamentais, ética e inovação tecnológica.
Trabalhos apresentados
A Instituição de Ensino Superior do Agreste alagoano teve três artigos acadêmicos aprovados para apresentação nos grupos de trabalho e, posteriormente, para publicação nos anais do evento. São eles:
- “Inteligência Artificial Generativa e celeridade no Judiciário: potencializando eficiência com respeito aos princípios da dignidade, privacidade e pluralidade” - Autores: Emilly Ayane Cadete Pinheiro, Joyce Kelly Teixeira, Pedro Leonardo Barbosa Souza e Fabiano Lúcio de Almeida Silva;
- “O Judiciário brasileiro e a inteligência artificial: perspectivas de atuação preventiva no enfrentamento da violência doméstica à luz dos direitos fundamentais” - Autores: Jhoana Lowhany da Silva Santos e Jáder de Medeiros Mariz Neto;
- “Inteligência artificial no Judiciário: caminhos para a prevenção e repressão da litigância predatória no Tribunal de Justiça de Alagoas entre 2020 e 2025” - Autores: Laura Cavalcante Barbosa, Angélica Cristina Bezerra de Melo, Valkíria Malta Gaia Ferreira e Maria Izabel Ferreira dos Santos.
As aprovações dos artigos destacam o incentivo da instituição às atividades de pesquisa e produção científica, reafirmando o protagonismo de estudantes e professores do Cesmac do Agreste na área jurídica. Os trabalhos dialogam com os desafios atuais do sistema de justiça, especialmente no que diz respeito ao uso responsável das tecnologias emergentes.
Para o coordenador Geral do curso de Direito do Cesmac do Agreste, desembargador professor doutor Orlando Rocha Filho, a conquista representa um marco importante para a comunidade acadêmica.
“A participação dos nossos alunos, alunas e professores no IX ENPEJUD mostra a força da pesquisa desenvolvida no Cesmac do Agreste. Estamos formando profissionais críticos, capazes de refletir sobre os dilemas contemporâneos e propor soluções inovadoras para o Judiciário. Esse protagonismo científico é resultado de uma formação sólida e de um compromisso contínuo com a excelência acadêmica”, destacou.
Com esse desempenho, a instituição reforça seu compromisso em formar juristas preparados para os desafios da sociedade, conectando a produção acadêmica à prática do Judiciário e fortalecendo o papel social da universidade.
Foto: Moacir Barbosa da Silva.