Desembargador Orlando Rocha Filho conclui importante etapa em Doutorado pela PUC Minas

Com o tema “Os discursos religiosos por trás do discurso político e a ameaça à liberdade e à laicidade”, a tese foi aprovada no exame de qualificação

25/04/2023 às 10h51

O Desembargador Orlando Rocha Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, concluiu, nesta segunda-feira (24), mais uma etapa do programa de pós-graduação stricto sensu (doutorado) em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Com o tema “Os discursos religiosos por trás do discurso político e a ameaça à liberdade e à laicidade”, a tese foi aprovada no exame de qualificação pelos professores doutores Hugo Mari (orientador), Jane Quintiliano Guimarães Silva e Amauri Carlos Ferreira, durante sessão especial por videochamada.
O ato de defesa da tese do doutorado deve ocorrer ainda em maio deste ano. Segundo o desembargador Orlando Rocha, este é um momento muito importante para sua carreira acadêmica. “Concluir o doutoramento foi uma conquista que já não esperava a essa altura da vida. A temática escolhida foi uma pesquisa a respeito de uma garantia constitucional, inserta no artigo 19, da Constituição Federal, que garante a governabilidade no Estado Democrático de Direito permitindo a todos optarem pela escolha da religião que lhe seja mais conveniente, é uma declaração que assegura a laicidade do Estado Brasileiro”.
A Diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, Dra. Priscila Vieira do Nascimento, enfatizou a importância das reflexões levantadas pelo trabalho magistral do Desembargador Orlando Rocha para a ciência jurídica e fez questão de lembrar que o seu doutoramento será mais uma brilhante etapa de sua história de comprometimento com a educação de qualidade.