Bate-Papo apresenta atividades dos Núcleos da Faculdade Cesmac do Agreste

O evento do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico reuniu todos os núcleos da Instituição com o escopo de fazer feedback das atribuições

29/04/2021 às 20h35

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) da Faculdade CESMAC do Agreste, realizou, no último sábado (17), o evento acadêmico com o questionamento: “Vamos falar sobre monitoria, pesquisa e extensão?”.  O NAAP é coordenado pelo Prof. Luiz Geraldo Gusmão, tendo o apoio de todos os membros integrantes do núcleo, incluindo os professores, Shymena de Oliveira Barros Brandão Cesar, Fabiano Lúcio de Almeida Silva e Alécio Marcelo Lima dos Santos.
O evento ocorreu através da plataforma Microsoft Teams, e teve como público-alvo os discentes da faculdade. O objetivo foi reunir todos os núcleos da Instituição com o escopo de fazer feedback das atribuições. O Prof. Luiz Geraldo Gusmão abriu o evento saudando os representantes dos núcleos: Núcleo de Apoio à Extensão (NAE); Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos (NAFRE/DH), Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP); e Núcleo de Internacionalização (NUI).
O NAE, coordenado pelo professor Augusto Cesar Maurício de Oliveira, explanou sobre os atuais projetos do núcleo destacando o curso preparatório para a seleção de estagiários do Tribunal de Justiça de Alagoas, sob a organização das professoras Ivana Attanasio, e também Valquíria Malta, que coordena a o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). O Prof. Augusto mencionou ainda os lançamentos das ligas acadêmicas pelo núcleo.
Em seguida o Prof. Jorge Vieira explanou sobre as pesquisas que NAFRI vem desenvolvendo na região do agreste e sertão alagoano, ressaltando o importante apoio da professora Juliana Dionísio. Ainda sobre a importância da pesquisa para a IES, o coordenador do NAP, Prof. Márcio Rocha, destacou a importância dos trabalhos acadêmicos oriundos dos artigos científicos e trabalhos de curso produzidos pelos discentes da Instituição. Explicou, ainda, que o núcleo está se adaptando nas novas diretrizes do MEC.
A programação contou ainda com a participação do Prof. Fabiano Lúcio, que apresentou o edital da Monitoria lançado este mês, quando expôs em detalhes os parâmetros para que o candidato fosse contemplado para a vaga de monitor.
Finalizando o evento, o Prof. Diego Carvalho fez, coordenador do NUI, mencionou que, “apesar de ser o núcleo mais novo da IES, tem realizado eventos remotos com a participação de alunos e convidados internacionais destacando os projetos “NUI first step para o mundo” e o “NUI primero pasito para el mundo”. Em breve o núcleo lançará um curso remoto para aperfeiçoamento da língua inglesa”, salientou.
No encerramento o Prof. Luiz Geraldo passou a palavra para professora Shymena Barros que, em nome da coordenação geral do curso, agradeceu a participação de todos fazendo menção honrosa à diretora Priscila Vieira do Nascimento, bem como ao coordenador adjunto Prof. Sidney Rego e ao coordenador geral Prof. Orlando Rocha Filho.