Cesmac do Agreste aproxima profissional e acadêmico com o evento “Justiça em Transformação”

02/10/2024 às 16h06

O Núcleo de Apoio à Extensão (NAE), da Faculdade Cesmac do Agreste, promoveu, nesta terça-feira (1º), no auditório da Instituição de Ensino Superior, mais um momento de muito conhecimento com o ciclo de palestras “Justiça em Transformação – Gênero, Inclusão e Revolução Digital”.
O evento foi destinado aos alunos e alunas do Curso de Direito da Instituição, comunidade acadêmica e em geral, e profissionais das áreas jurídicas.
Estiveram presentes, na oportunidade, o coordenador Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, o professor mestre Augusto Jatobá, o representante da Secretaria de Educação da Prefeitura de Arapiraca e membro do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Arapiraca (OAB – Arapiraca), o Dr. Valtencir Félix, a professora Rinara Moraes, representante da comunidade civil na Comissão Própria de Avaliação (CPA), a professora doutora Valkiria Malta, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o professor mestre Fabiano Lúcio, coordenador Núcleo Pesquisa, e a professora mestra Juliana Dionísio, coordenadora do Núcleo de Acadêmico e Indígena e Direitos Humanos (NAFRIDH).
A Dra. Camila Monteiro Pullin, juíza Federal Titular da 8ª Vara de Alagoas, Subseção Judiciária de Arapiraca, em sua palestra “Julgamento com perspectiva de gênero”, abordou uma temática que é nova, porém, de uma sensibilidade extrema, mas que analisa as desigualdades estruturais que afetam homens, mulheres e comunidade LGBTQIAPN+.
“Esse é um tema relativamente novo no Direito, pois é a partir de 2001, que o Conselho Nacional de Justiça lançou o protocolo pra julgamento com perspectiva de gênero, e que desde 2023 é obrigatório a sua observação pelo Poder Judiciário. Essa é uma lente que orienta o julgamento e orienta a atuação de todos os atores do sistema de Justiça para que entendam as desigualdades estruturais que afetam homens e mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com todos os tipos de vulnerabilidade e a partir da aplicação da norma do Direito possa neutralizar essas desigualdades, para que as violências e as discriminações não se reproduzam na aplicação dos seus direitos”, destacou a juíza Federal.
O procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), o Dr. Nelson Félix do Nascimento, englobou as questões administrativas e tecnológicas com diálogos amplos desses fenômenos com a palestra “Transformação digital do INSS e os impactos nos segurados especiais nordestinos”.
Anfitriã da noite, a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, agradeceu a presença dos palestrantes desta noite pelo engrandecimento de informações que foram passadas ao público presente, ao mesmo tempo em que celebra o engrandecimento do Curso de Direito da Instituição de Ensino Superior nessa aproximação entre profissionais e corpo discente.
“Agradecemos imensamente a presença e a participação da doutora Camila e do doutor Nelson, que fizeram dessa noite, uma noite brilhante pra o nosso corpo discente e para a sociedade em geral. Nós temos aqui profissionais da área jurídica, temos a sociedade em geral e temos os nossos alunos da Faculdade Cesmac do Agreste. O curso de Direito só cresce com essa aproximação entre profissionais com a qualificação desses dois com o nosso corpo de férias. É com muita responsabilidade, muito compromisso que a gente entrega essa formação diferenciada ao nosso aluno”, apontou a diretora.
Por fim, foi aberto um momento de descontração entre o público e os palestrantes com um descontraído “Quiz” de perguntas e respostas e distribuição de brindes.
Fotos: Fernando Lopes