Cesmac do Agreste recebe palestras do “Tribunal do Juri nas Faculdades”, da OAB Seccional Alagoas

Evento aconteceu nesta quinta (29) no auditório da Instituição de Ensino Superior

30/08/2024 às 19h10

A Faculdade Cesmac do Agreste recebeu, na noite desta quinta-feira (29), no auditório da Instituição de Ensino Superior, “O Tribunal do Juri nas Faculdades”, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL).
O evento foi direcionado aos alunos e alunas do curso de Direito, dos 1º e 2° períodos (A e B), a fim de que eles pudessem vivenciar a experiência de um Tribunal do Júri; e aos estudantes dos 9º e 10º períodos, oportunizando técnicas fundamentais para o futuro profissional.
As palestras foram ministradas pelo advogado Criminalista César Filho, que abordou a temática “Investigação defensiva no Tribunal do Juri”; pelo advogado Criminalista e professor universitário Hugo Trauzola, com o tem “Técnicas de persuasão”; o advogado Criminalista e mestre em Direito Fidel Dias com a “Legítima defesa no plenário do júri”; e o Defensor Público e professor universitário, Roberto Alan, com “A Abrangência da Plenitude de Defesa em Plenário”.
O presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB Seccional Alagoas, Hugo Trauzola, indicou a necessidade de levar esse projeto às faculdades de Direito de todo o Estado, destacando, ainda, a sua importância e dos atributos adquiridos para as suas futuras carreiras.
“O intuito das palestras é o de divulgar o tribunal do júri e o júri simulado da OAB, mostrando para os alunos e alunas como é a dinâmica. São palestras práticas sobre oratória, sobre casos reais e eu estou muito feliz em poder palestrar aqui para todos os estudantes da Faculdade Cesmac do Agreste”, apontou o presidente.
Para a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora doutora Priscila Vieira Nascimento, este é um momento singular para os alunos e alunas da instituição, uma vez que ele proporciona uma experiência além sala de aula.
Ainda segundo ela, as portas da faculdade estarão sempre abertas para eventos de tamanha magnitude, tal qual o Tribunal do Juri nas Faculdades.
“Gostaria de dizer mais uma vez que a nossa faculdade está de portas abertas para eventos como esse e para outros tantos que os senhores [OAB Seccional Alagoas] entendam que a gente possa recepcionar, pois, quem ganha, sem sobra de dúvidas é a nossa sociedade, nossa comunidade acadêmica e consequentemente a democracia alagoana. A importância do evento de hoje ela é singular, e a gente costuma mencionar e enfatizar que a nossa preocupação é em formar profissionais com a excelência que a gente propõe, com a qualidade que a gente propõe para que vocês consigam se destacar no mercado de trabalho com qualidade de verdade. E a gente associa esse tipo de formação tanto com a função prática, dentro da sala de aula, com rotinas do dia a dia sendo exposta e trabalhada, a prática tanto simulada como real que nós temos dentro do Curso de Direito e de uma forma muito especial de elementos que extrapolam os muros da sala de aula e que trazem para vocês uma vivência, uma experiência que é muito rica e de oportunidade, repito, singular”, destacou a diretora da Instituição de Ensino Superior.
Fotos: Fernando Lopes