Cesmac homenageia des. Orlando Rocha Filho por contribuição histórica à Educação Superior de Alagoas

25/11/2025 às 14h26

Trabalhar pela Educação é contribuir diretamente com o futuro das pessoas. É oportunizar experiências, compartilhar saberes e guiar homens e mulheres para um futuro amplo.
Há mais de 50 anos, o desembargador Orlando Rocha Filho tem dado a sua contribuição à criação e desenvolvimento do Ensino Superior no Estado de Alagoas, sendo ele um dos cocriadores da Fundação Jayme de Altavilla (Fejal), da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), atualmente Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e da Faculdade de Formação de Professores de Alagoas (FFPA), hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Para celebrar esses e tantos outros marcos seus pela Educação Superior, o Centro Universitário Cesmac concedeu, na noite desta segunda-feira (24), no Centro Cultural Reitor João Sampaio, na capital alagoana, a mais alta honraria concedida por universidades a personalidades que contribuem nas áreas da ciência, artes, cultura ou humanidades, o título Honoris Causa.
A honraria, uma das mais importantes concedidas pela instituição, reconhece a trajetória, os serviços prestados e a contribuição do desembargador Orlando Rocha Filho ao fortalecimento da justiça, da educação e da sociedade alagoana. Sua atuação destacada no TJ/AL e sua participação ativa na Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL) consolidam um legado de ética, compromisso público e desenvolvimento institucional.
Representando o reitor João Rodrigues Sampaio Filho, o vice-reitor Douglas Apratto Tenório, abriu a solenidade de outorga com a presença dos familiares, a sua esposa Rute Rocha, a filha Renata Rocha e a neta Sophia Rocha; amigos e profissionais tanto da Educação, quanto de diversas outras áreas de atuação.
A Faculdade Cesmac do Agreste foi representada pela professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, diretora da Instituição de Ensino Superior, que, na oportunidade, parabenizou o agraciado pelo título recebido nesta noite, além de mostrar-se honrada em fazer parte de um momento tão especial para a Educação.
“Celebrar a trajetória do desembargador Orlando Rocha Filho é reconhecer um legado que ultrapassa instituições e alcança gerações. Sua atuação na criação e fortalecimento do Ensino Superior em Alagoas nos inspira a continuar trabalhando por uma educação que transforma vidas e amplia horizontes. Para nós, do Cesmac do Agreste, é uma honra participar deste momento e testemunhar o reconhecimento de alguém que dedicou mais de cinco décadas a construir oportunidades e a escrever capítulos fundamentais da história educacional do nosso estado”, destacou a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento.
Homenageado, o desembargador Orlando Rocha Filho contou um pouco da sua história em prol da educação e, emocionado, agradeceu a honraria recebida nesta noite de segunda-feira.
“É um momento de muita emoção. Eu tenho raízes na instituição, eu sou fundador. Passei a minha vida inteira na instituição, desde a época de 1970. Evidentemente, depois, com o passar do tempo, nunca me desliguei da instituição. Eu migrei e fiz carreira na magistratura, e hoje fui tomado por muita emoção, porque a instituição, por outorga dos colegiados, resolveu me prestar essa homenagem. É um título honorífico, mas é um reconhecimento na minha trajetória na educação. Eu me sinto envaidecido e muito feliz por receber essa honraria”, finalizou o homenageado, o desembargador Orlando Rocha Filho.
Fotos: Moacir Silva - Cesmac.