Docente da Faculdade Cesmac do Agreste integra lista sêxtupla na eleição do Quinto Constitucional

Resultado das urnas reflete os anos de dedicação à advocacia da Dra. Claudia Lany

13/07/2022 às 11h26

A docente da Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca, Dra. Cláudia Lany é um dos nomes escolhidos pela Advocacia alagoana e integra a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados de Alagoas – OAB/AL, para composição do Tribunal de Justiça de Alagoas – TJ/AL, na eleição do Quinto Constitucional. A eleição é para a escolha de quem vai ocupar a vaga de desembargadora, com a aposentadoria da desembargadora Elisabeth Carvalho.
A advogada está na lista dos sei mais votados pela Advocacia alagoana, que além da Dra. Cláudia Lany, também escolheu ainda Fábio Ferrario, Daniel Brabo, Lavínia Cavalcanti, Eduardo Lopes e Alberto Maya, para representar a categoria. As eleições aconteceram em 49 seções, distribuídas em Maceió e em subseções da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) no interior do estado.
Os nomes mais votados foram encaminhados para o TJ/AL, onde os desembargadores da Corte vão definir os que passarão a compor a lista tríplice que será encaminhada para o governador de Alagoas, responsável por escolher o novo membro do Judiciário. O Quinto Constitucional é um processo democrático de escolha dos membros da advocacia e do Ministério Público para compor a fileira de magistrados nos tribunais. Esta é uma forma de tornar diversificada e plural a composição do Poder Judiciário em todo o país.
Para a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, Profa. Priscila Vieira do Nascimento, “é uma alegria imensa para nós ter uma professora compondo a lista sêxtupla do Quinto Constitucional! Um orgulho, considerando ser um processo de votação, nesta etapa, ou seja, uma escolha de toda a advocacia alagoana. Destaca o seu nome, destaca o nome da Instituição e, além disso, é uma mulher. Em um ambiente tão masculino, uma mulher ter essa votação expressiva, é uma vitória belíssima”, expressa a docente.
 
Sobre a integrante da lista sêxtupla na eleição do Quinto Constitucional
Claudia Lany Oliveira Virtuoso Souza possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, hoje Centro Universitário Cesmac (1998). Também é graduada em Letras pela Fundação Educacional do Agreste Alagoano (1991), atual Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
É especialista em Direito Processual e Administração Pública, ambas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Ocupa o cargo de Procuradora do Município de Porto Real do Colégio, exerce a Docência na Faculdade Cesmac do Agreste - Fundação Educacional Jayme de Altavila/FEJAL. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Arapiraca/AL, além de ser advogada militante. ­­