Educação e inclusão: Cesmac presente na construção de políticas afirmativas em Arapiraca

16/05/2025 às 09h00

A Faculdade Cesmac do Agreste, por meio de sua direção e do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e de Direitos Humanos (NAFRIDH), participou, nesta quarta-feira (14), da reunião de apresentação da nova Coordenação de Equidade e Políticas Afirmativas de Arapiraca.
A reunião aconteceu na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro Santa Edwiges e contou com a presença da diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento; a coordenadora do NAFRIDH, a professora mestra Juliana Dionísio; a coordenadora de Equidade, Erica Paula Barbosa; a secretária Municipal de Saúde, Rafaella Souza; e a representante do Comitê Estadual de Equidade, Teresa Carvalho.
As ações afirmativas são fundamentais para promover justiça social e reduzir desigualdades históricas. Parabenizamos a gestão municipal pelo compromisso com a inclusão e desejamos sucesso à Coordenação de Equidade e ao Comitê Municipal de Equidade no SUS.
A Faculdade Cesmac do Agreste reafirma seu compromisso com a formação cidadã e com a construção de políticas públicas que promovam equidade, direitos humanos e transformação social.
O projeto representa um marco na consolidação de políticas públicas de saúde voltadas às populações historicamente vulnerabilizadas, como as comunidades negra e quilombola, LGBTQIAPN+, pessoas com albinismo, em situação de rua e outras. O objetivo central é promover mais eficácia e acompanhar a implantação de ações afirmativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com esse movimento a gente entende que a gestão, através do prefeito Luciano Barbosa e suas secretarias, já demonstra uma sensibilidade imensa de cada setor pontuar a sua necessidade. Estamos aqui representando a Faculdade Cesmac do Agreste, instituição essa que é gerida por uma mulher com sensibilidade diferenciada e a gente consegue ver, no dia a dia, no passo a passo, essa preocupação com a diversidade”, destacou a professora mestra Juliana Dionísio.
A missão e os valores da Faculdade Cesmac são guiados pelo compromisso com a formação cidadã, a redução das desigualdades e a promoção dos direitos humanos. A presença da instituição em espaços de formulação e fortalecimento de políticas públicas reflete seu engajamento com a transformação social, com a produção de conhecimento crítico e com a construção de parcerias com a sociedade e com a gestão pública, especialmente nas pautas que buscam promover a equidade, a justiça e a dignidade para todos.
“A participação da Faculdade Cesmac do Agreste em espaços como este reafirma nosso compromisso com a promoção da equidade e dos direitos humanos. Acreditamos que a educação tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e é por isso que seguimos lado a lado com iniciativas que fortalecem políticas públicas voltadas às populações historicamente vulnerabilizadas”, finalizou a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento.
Participaram da reunião o Conselho Estadual de Equidade - Teresa Carvalho; Diretora de Promoção à Saúde - Cinthya Rafaella M. Nóbrega Novaes; Conselho Estadual de Equidade - Teresa Carvalho; Comunidade Quilombola Carrasco - Genilda Silva e Maria Aparecida; Comunidade Quilombola Pau D'Arco - Elisabeth Maria da Conceição; Movimento LGBTQIAP+ -Valério Patrick da Silva Santos (CMCD), Daniel Henrique do Nascimento (SMDS/SDH); ), Superintendente de Igualdade Racial do Estado de Alagoas - Manuela Lourenço (SUPPIR/SEMUDH); Representante da Ufal com projeto sobre pessoas albinas - Prof Jarbas Ribeiro de Oliveira; GAP/SESAU/Representante das Políticas Afirmativas do Estado - Marcos Paulo; PET Saúde Equidade - Lousanne Rocha Melo; Conselho Municipal de Saúde - Maria José Bezerra, Maria de Fátima de Almeida e Cristina Vieira; PET Saúde/ UBS COHAB - Paula Valéria de Souza Menezes; Enfermeira - Surama Farias da Silva.
Fotos: Cortesia - Prefeitura de Arapiraca.