Egressa Cesmac Agreste ministra palestra sobre Direito Policial

Delegada de Polícia Civil em São Paulo, Jakelline Barros, abordou temática com estudantes de direito

04/04/2023 às 14h51

O Centro Universitário Cesmac realizou, no dia 3 de abril, a palestra com o tema “A polícia judiciária e a apuração de ato infracional atribuído a adolescente”, ministrada pela delegada de Polícia Civil no estado de São Paulo, Jakelline Barros. O evento reuniu, presencialmente, estudantes do curso de direito da capital e das Faculdades de Direito do Agreste e do Sertão, que acompanharam a palestra em formato virtual. A palestrante, que cursou direito em Arapiraca, trouxe relatos de sua vivência atuando no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP/SP).
O evento foi prestigiado pelo Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Prof. Marcos Joel; da Diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, Profa. Priscila Vieira do Nascimento; do Coordenador-Geral do curso de direito de Arapiraca, Des. Orlando Rocha Filho; da Diretora da Faculdade Cesmac do Sertão, Profa. Damares Teixeira Novaes; da Coordenadora do curso de direito de Palmeira dos Índios, Profa. Eveline Naves Maia; além de professores do curso de direito da capital e dos mais de 150 estudantes presentes.
Jakelline debateu sobre o trabalho da Polícia Judiciária e sua atuação na apuração de ato infracional atribuído a adolescente. A palestrante trouxe exemplos de sua atividade cotidiana como delegada e relatos sobre a repercussão nacional do caso da Escola da Vila Sônia, em São Paulo. Na oportunidade, a convidada sorteou um exemplar de seu livro, tirou as principais dúvidas dos estudantes e enfatizou sua gratidão ao Cesmac pelo papel exercido em sua formação acadêmica.
Sobre a palestrante
Jakelline Barros é delegada de Polícia Civil no Estado de São Paulo, atuando no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DEC AP). É especialista em Segurança Pública e Direito Processual Penal e professora de Direito Processual Penal e Peças Prático Profissionais do Estratégia Carreira Jurídica, bem como da disciplina “O Papel Fundamental do Delegado de Polícia no Sistema Criminal Brasileiro” do curso de Criminalística, Cybercrimes e o Papel da Polícia Judiciária do Estratégia Pós-graduação.
É coautora de obras jurídico-policiais pela Juspodivm, Umanos e Mizuno, dentre as quais: Legislação Criminal Especial Comentada | Carreiras Policiais (2021) - Editora Juspodivm; Direito Policial - Temas Atuais (2021) - Editora Juspodivm; Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária (2021) - Vol. 03 - Umanos Editura; A Lei Maria da Penha no Direito Policial (2021) - Editora Mizuno; Prova Oral - Questões para a Carreira Policial (2021) - Editora Mizuno; Prova e Polícia Judiciária (2021) - Editora Mizuno. Jakelline ocupou, por nove anos, o cargo de Assessor de Juiz junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Foi aprovada no Exame de Ordem Unificado 2010.2 e nos cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco. É egressa do Cesmac Agreste.