Faculdade Cesmac do Agreste faz homenagem especial para todas as mulheres

Iniciativa aconteceu em formato de roda de conversa com as convidadas Lindinalva Melo e Quitéria Ferreira

21/03/2023 às 12h28

A Faculdade Cesmac do Agreste, através da coordenação de Desembargador Dr. Orlando Rocha e da Direção de Dra. Priscila Vieira, reuniu a comunidade acadêmica para homenagear todas as mulheres através de duas convidadas muito especiais.
Lindinalva Melo, símbolo de luta e persistência da Aldeia Xokó- Porto da Folha/SE foi a primeira integrante mulher a fundar uma Associação das Mulheres Indígenas da comunidade, participou da elaboração, articulação e concretização junto ao governo e outros entes, de diversos projetos e benefícios a seu povo, dentre eles, a fundação do CRAS INDÍGENA. A outra convidada foi Quitéria Ferreira, assistente social, mestra em Ensino da Saúde, militante em educação popular, docente do Cesmac, vinculada ao Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH).
A roda de conversa foi promovida pelo NAFRIDH da Faculdade Cesmac do Agreste, através do projeto “Reconstruindo Laços”, promovendo engajamento social e acadêmico em torno dos direitos das mulheres. Estiveram presentes também os egressos Pablo Carlos Melo da Costa, primeiro advogado indígena Xoko de Porto da Folha e Rithyelle Ferreira do Nascimento Gonzaga. Teve ainda a importante presença da assistente social Ruany Caroline, realizando, oportunamente, os serviços a atuação da Casa de Direitos em Arapiraca.
A luta pelo direito das mulheres é uma luta de todos, nesse momento, a Faculdade Cesmac do Agreste faz valer, mais uma vez, a luta pela liberdade, como afirmou Audre Lorde: "Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes delas forem muito diferentes das minhas”.