Faculdade Cesmac do Agreste participa da Arena do Empoderamento Feminino

Evento promovido pelo Poder Judiciário de Alagoas visa conscientização sobre violência contra mulher em parceria com diversas instituições.

24/08/2023 às 12h23

A Faculdade Cesmac do Agreste se une a uma iniciativa de relevância no combate à violência doméstica e na promoção da saúde feminina. Na Arena do Empoderamento, que acontece no Arapiraca Shopping, diversos serviços e informações são oferecidos às participantes, abordando temas que vão desde a saúde até a questão dos direitos e empoderamento feminino. A ação faz parte das atividades do Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher.
No contexto do evento, a instituição assume um papel relevante, com a presença da Banda Cesmac para uma apresentação musical; com o projeto Reconstruindo Laços, ligado aos núcleos de extensão de Afro, Indígena e de Direitos Humanos, trazendo depoimentos impactantes e proporcionando uma roda de conversa enriquecedora, mediada pela jornalista Mônica e pela diretora Priscila Vieira do Nascimento. Além disso, a participação da Dra. Clarissa Mascarenhas, titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, adiciona expertise e perspectiva legal à discussão. A contribuição da faculdade, promove um diálogo efetivo sobre questões que afetam diretamente a vida das mulheres e  reforça a importância da educação e conscientização como ferramentas para a mudança social.
A Faculdade Cesmac do Agreste é uma instituição que não apenas participa, mas também se envolve ativamente na abordagem constante dessa pauta durante todo o ano. Através de projetos de extensão, como o Reconstruindo Laços, desenvolvido na instituição desde 2018, a faculdade abrange sua atuação para além das salas de aula, chegando às unidades básicas de saúde, escolas e à própria comunidade acadêmica por meio de caminhadas, palestras, parcerias e visitas a rede de apoio à vítimas de violência doméstica
Durante o evento, também estão sendo disponibilizados testes de glicemia, HIV, Sífilis e Hepatites, além de encaminhamento para mamografia e aferição de pressão. Um espaço para doação de sangue também foi montado, proporcionando uma oportunidade de contribuir para a saúde coletiva. Na área de saúde, as mulheres podem receber orientações sobre diversos assuntos, incluindo saúde bucal, dengue, tabagismo, assédio materno no ambiente de trabalho e assédio moral.
A ação é resultado de uma parceria entre várias instituições, incluindo o Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca, Faculdade Cesmac do Agreste, Ordem dos Advogados (Subseção Arapiraca), Polícia Militar (Patrulha Maria da Penha), Senac, Casa de Direitos de Arapiraca, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Hemoal e a instituição Mulheres do Brasil.