Faculdade CESMAC do Agreste promove roda de conversa sobre Adoção

A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Apoio à Extensão

26/09/2019 às 16h12

A Faculdade CESMAC do Agreste realizou nesta quarta-feira,18, uma Roda de Conversa com a participação da equipe técnica multidisciplinar da Vara da Infância e da Juventude do TJ/AL, da Comarca de Arapiraca.

As profissionais Sarah Regina (psicóloga), Alidiane Cavalcante (pedagoga) e Edna Eloisia (assistente social) e o Defensor Público e docente da Faculdade, André Chalub, discutiram o processo de adoção em seus aspectos psicossociais e revelaram como aspectos práticos e técnicos do processo judicial podem ser coletivamente apreciados para a construção de soluções coletivas que envolvem a rede de proteção dos interesses dos atores envolvidos no processo de adoção, com especial proteção da criança e do adolescente.

A Roda de Conversa "Adoção: aspectos psicossociais" foi organizada como uma intervenção extensionista, envolvendo diretamente a comunidade externa à instituição de ensino superior em forma de coleta de doações de latas de leite com a finalidade de beneficiar as crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento nos abrigos públicos e privados da cidade de Arapiraca.

Os alunos, no diálogo com a comunidade, arrecadaram quase 800 (oitocentas) latas de leite que serão distribuídas pelo Núcleo de Apoio à Extensão à Vara da Infância e da Juventude, aos abrigos públicos e privados que acolhem crianças e adolescentes na cidade de Arapiraca.

A coordenação da Roda de Conversa foram dos Professores Manoel Bernardino, da disciplina de Ética e Filosofia e Bianca Attanásio, de Criminologia. Apoiaram a iniciativa todos os outros professores do primeiro período, Shymena Brandão, Iolanda Santos, Luis Geraldo de Gusmão e Nigel Malta).

O Coordenador do Curso de Direito Orlando Rocha e a Diretora da Faculdade CESMAC do Agreste, Priscila Nascimento, renovaram o compromisso da Instituição com atividades que dirigem os alunos a uma formação de qualidade, com o cumprimento das diretrizes do Ministério da Educação e com o compromisso social.