Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Capacitação sobre Plataforma de Pesquisa é realizada no CESMAC Agreste

Ética em pesquisa com seres humanos foi o principal tema discutido

Aconteceu nesta quarta-feira, 22,  na Faculdade CESMAC do Agreste, uma Palestra de Capacitação e Submissão de Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil. Também foi discutido a Ética em Pesquisa e as resoluções que regem o fluxo de tramitação de subvenção de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. O debate foi conduzido pela Profa. Ma. Miciele Santos e pelo Prof. Me. Sérgio Coutinho.
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema de Comitês de Ética em Pesquisa e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep). A ferramenta permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
A docente do CESMAC Miciele Santos é graduada em Farmácia e possui mestrado em Ensino na Saúde e também é professora do curso de Farmácia e integrante do Núcleo de Formação Continuada. Atualmente coordena o Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. “Estamos hoje em Arapiraca confirmando uma parceria com os nossos pesquisadores, pois o CEP está de portas abertas para auxiliar em todas as etapas da pesquisa, desde a submissão até a finalização dos projetos” ressaltou a docente.
O Prof. Me. Sérgio Coutinho é graduado em Direito e Ciências Sociais e possui mestrado em Sociologia. É docente do curso de Direito, integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica e vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa. “Procuramos deixar claro que é preciso ter cuidado para que o participante da pesquisa tenha a dignidade respeitada, o comitê de ética foca nesse trabalho com o nosso pesquisador” afirmou o docente.
“A plataforma brasil é uma ferramenta muito importante na vida de um pesquisador, então conhecer tudo que esse instrumento disponibiliza é primordial” afirmou a diretora da Faculdade CESMAC do Agreste, Priscila Vieira do Nascimento. A diretora completou dizendo “a cultura da pesquisa já vem sendo plantada entre os nossos professores e isso precisa ser mantido. O conhecimento total da plataforma nos permite avançar em cada pesquisa realizada pelos nossos pesquisadores. A capacitação do nosso professor nos faz evoluir cada vez mais em pesquisa, ensino e extensão. ”