Katokinn – Um documentário é tema de roda de conversa durante realização do Abril Indígena

18/09/2024 às 13h55

A Faculdade Cesmac do Agreste, por meio do Núcleo Acadêmico e Indígena e Direitos Humanos (Nafri-DH), promoveu, no dia 10 de abril de 2024, uma roda de conversa com os alunos e alunas do 4º período do Curso de Direito da Instituição de Ensino Superior.
A atividade aconteceu durante a aula de Direito Indígena e das Comunidades Tradicionais, ministrada pelo professor mestre Fabiano Lúcio de Almeida e contou com a presença do professor doutor Jorge Luiz Gonzaga, antropólogo e coordenador do Nafri-DH do Centro Universitário Cesmac, e da professora mestra Maria Juliana Dionísio, coordenadora do Nafri-DH da Faculdade Cesmac do Agreste.
Na oportunidade, foi exibido o documentário “Katokinn – Um documentário”, que aborda a história de luta do povo indígena Katokinn, no município de Pariconha, interior do Estado de Alagoas.
Ao término da exibição, o professor Jorge Vieira participou de uma roda de conversa com os alunos e alunas, apontando as questões antropológicas e jurídicas relacionadas aos povos indígenas no Brasil, fazendo, assim, uma retrospectiva do período colonial até o momento atual.
O evento fez parte das atividades relacionadas ao Abril Indígena promovido pelo Nafri-DH da Faculdade Cesmac do Agreste e teve sua culminância com visita de campo dos estudantes à comunidade Karapotó Terra Nova, no município de São Sebastião, no dia 13 de abril de 2024.
O Nafri-DH tem por objetivo a articulação da temática referente às relações étnicas e raciais, a memória e o patrimônio culturais e artísticos dos povos e comunidades tradicionais, além de promover a valorização e defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. Atua, principalmente, com a orientação de atividades acadêmicas dos cursos no ensino, pesquisa e extensão na Faculdade Cesmac do Agreste.
O Nafri-DH, da Faculdade Cesmac do Agreste, é composto pelos seguintes integrantes:
  • Prof. Me. Alex Marcelo Brito Santos;
  • Secretária Acadêmica de Pós-Graduação lato sensu Esp. Anaiza Malta Pereira;
  • Profa. Dra. Daniele Cristina de Oliveira Lima da Silva;
  • Prof. Me. Fabiano Lucio de Almeida; e
  • Profa. Ma. Maria Juliana Dionisio de Freitas. (Coordenadora).