NPJ Cesmac Agreste realiza atendimentos para a população no Interagindo com a Comunidade

Atividade promoveu atendimentos diversos e prestação de serviços gratuitos no Bairro Planalto, na Escola Municipal João Batista Pereira da Silva

11/10/2022 às 12h26

Na última sexta (07), a Faculdade Cesmac do Agreste, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, realizou mais uma edição do projeto “Interagindo com a Comunidade”, com ação no Bairro Planalto, que fica no município de Arapiraca, na Escola Municipal João Batista Pereira da Silva. A iniciativa foi realizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), e contou com Atendimento de Saúde, incluindo: orientação preventiva, aferição de pressão arterial e nível glicêmico, palestras educativas e preventivas de saúde, com os alunos de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, orientados pela professora Jaqueline.
A programação aconteceu das 8h às 13h e  contou com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade de Arapiraca, que levou informações sobre os cursos gratuitos ofertados para a comunidade; a Casa de Direitos do Estado, com o Instituto de Identificação de Alagoas, onde foram emitidos 120 registros gerais; CPF e Carteira Profissional; além do atendimento do Núcleo do Idoso e da Criança, da Violência Contra a Mulher. Os alunos dos décimos períodos do curso de Direito, foram às salas de aulas do quinto, sexto e sétimo anos do ensino fundamental para proferir palestras sobre temáticas como Bullying, Violência, Drogas e Suicídio.
“Evento de grande importância para toda a comunidade acadêmica interna e externa da Faculdade Cesmac do Agreste, que agrega várias camadas que se somam para uma boa formação profissional do nosso aluno de Direito, a social, acadêmica, extensionista, jurídica prática e teórica, enfim, um combo de práticas desenvolvidas nessa experiência extramuros da universidade, que leva o nosso aluno a vivenciar o exercício prático da sua profissão com humanidade e a segurança da supervisão do nosso corpo docente qualificado. Além disso, com a importante e essencial parceria de Instituições destacadas no Estado de Alagoas, como o SENAI - unidade de Arapiraca e a Casa de Direitos do Estado, junto com a nossa irmã Faculdade Cesmac do Sertão”, detalha a Profa. Priscila Vieira do Nascimento, diretora da Faculdade Cesmac do Sertão.
O NPJ promoveu atendimentos incluindo Assistências Jurídicas em divórcio, alimentos, investigação de paternidade, regulamentação de visitas, guarda, tutela, curatela e alvará. Na área de saúde foram feitos exames de glicemia e outros atendimentos para a população.
“Fazemos o evento duas a quatro vezes ao ano, contando com a participação dos alunos concluintes do curso de Direito que estão passando pelo estágio supervisionado, com os professores do NPJ e alguns parceiros. O objetivo é levar à população carente oportunidades do exercício de cidadania, assim cumprindo a missão social da IES”, conclui a Profa. Valkiria Malta Gaia Ferreira, coordenadora do NPJ no Cesmac do Agreste.