NPJ da Faculdade Cesmac do Agreste participa do I Encontro Nacional Virtual de NPJs

Na oportunidade o Núcleo apresentou as atividades remotas realizadas em tempos de pandemia

30/04/2021 às 13h29

O Núcleo de Práticas Jurídicas NPJ da Faculdade Cesmac do Agreste, participou final do último mês, do I Encontro Virtual da Rede Brasileira de Núcleos de Práticas Jurídicas. O evento teve como objetivo fomentar e atualizar o debate sobre a atuação dos Núcleos de Práticas Jurídicas Brasileiros no ensino do Direito e no acesso à justiça para a comunidade carente. A atuação dos NPJs durante a pandemia e a inovação no direito também foram debatidos.
Na oportunidade, o NPJ da Faculdade Cesmac do Agreste apresentou a atuação e didática aplicadas aos acadêmicos, bem como nas atividades realizadas com os alunos concluintes e ainda com as pessoas assistidas pelo NPJ.
De acordo com a Coordenadora do NPJ, professora Valkíria Malta, o momento de imersão oportunizou vivências em prol do desenvolvimento jurídico e educacional local, considerando o compromisso da Faculdade Cesmac do Agreste em formar profissionais humanizados, além de promover a realização de práticas inovadoras de aprendizagem, especialmente no que tange à área da prática jurídica.
“Foi muito gratificante e uma ocasião bastante enriquecedora, pois conseguimos evidenciar a assertividade dos nossos modelos de ensino aplicados por nossa IES, uma vez que os mesmos consolidam novas práticas jurídicas. Nesse sentido, essa imersão permitiu a troca de experiências das boas práticas de outros NPJs, além de oportunizar a reflexão de temas importantes para o ensino jurídico na atualidade”, ressaltou Valkíria.
Na ocasião, foram debatidos temas de interesse das Instituições de Ensino Superior (IES, tais como acesso à justiça, inteligência artificial e direito, defesa dos direitos da mulher, as novas tecnologias e os desafios dos Núcleos de Práticas Jurídicas, ética profissional, as novas diretrizes curriculares, dentre outros. A iniciativa de integrar todos os coordenadores dos NPJs foi da Universidade FEEVALE.