Brincar é, sem dúvidas, a grande magia da infância. É o poder de se transformar em qualquer personagem, de combater os vilões e suas tramoias com investigações minuciosas e de se teletransportar para todos os lugares em que a imaginação consiga levar.
Foi com esse intuito, que os alunos e alunas do curso de Psicologia da Faculdade Cesmac do Agreste levaram para os meninos e meninas do projeto Criar Sesc, do Serviço Social do Comércio (SESC), a peça teatral “A menina da cabeça quadrada”, baseada na obra da escritora Emília Nunes.
Ela conta a história de Cecília, uma menina que se viu presa às telas da tecnologia e que devido ao seu uso excessivo, acabou deixando a sua cabeça “quadrada” devido à falta de interação social com outras crianças.
Para professora e psicanalista Wildicléia Oliveira, coordenadora do projeto, as crianças têm perdido o prazer em brincar e esse projeto de extensão contribui não só com elas, mas também para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos e alunas inseridos nesse trabalho.
“Essa peça tem muita relevância no cenário atual contemporâneo, em que a pressa opera e nós temos pouco tempo para muita coisa. E é por conta disso que as crianças acabam ficando mais reclusas e brincam menos do que o necessário, pois o brincar também um desenvolvimento que faz parte da época, da idade. Poder apresentar essa peça e chamar essas crianças para a reflexão, ainda que pequenas, sobre o que é o lúdico e o que é o brincar e se animam com isso. Fazer disso uma reflexão para que elas sintam e rememorem as brincadeiras isso proporciona um desenvolvimento infantil mais adequado, mais apurado, com mais oportunidades de desenvolver a criatividade”, destacou a professora Wildicleia Oliveira.
Ainda segundo ela, por coincidência, esse livro foi trabalhado pelas equipes do Criar Sesc em sala de aula, e o que era apenas algo nas imaginações dos alunos e alunas, acabou se tornando realidade com a peça teatral.
O coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Cesmac do Agreste, o professor Luiz Geraldo, destacou o orgulho de todos que fazem a Instituição de Ensino Superior em ver os alunos e alunas do curso de Psicologia explorando o além academia e de poder levar o conhecimento lúdico aos estudantes do projeto Criar Sesc.
“Hoje nós, no auditório do Sesc, nós colocamos em prática mais uma vez um projeto de extensão da Faculdade Cesmac do Agreste no curso de Psicologia. Já que nós estamos curricularizando a extensão e tem toda essa representação de sair dos muros da faculdade e ir de encontro, exatamente, à população. Por coincidência, os alunos e alunas do Sesc trabalharam na última semana o mesmo título apresentado hoje e agora eles puderam observar na prática. Nós, da Faculdade Cesmac do Agreste, estamos orgulhosos de todos os estudantes que participaram e da professora Wildicleia que coordenou esse projeto para que a gente possa ampliar esse material para outras comunidades”, finalizou o coordenador do curso de Psicologia.
Fotos: Fernando Lopes