Responsabilidade social em ação: em parceria com o MPF, Cesmac do Agreste recebe capacitação para atuação no Mutirão Pop Rua Jud

13/11/2025 às 14h46

No próximo dia 27 de novembro, quinta-feira, o município arapiraquense receberá o 1º mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF/AL), evento que reunirá diversos serviços públicos destinados às pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis da cidade.
Parceira do evento, a Faculdade Cesmac do Agreste recebeu, nesta quarta-feira (12), em seu auditório, um treinamento promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) para os discentes voluntários dos três cursos da Instituição, com o intuito de transmitir orientações sobre acolhimento aos usuários dos serviços oferecidos no mutirão.
O 1º mutirão Pop Rua Jud acontecerá na Praça Luís Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, e a previsão é de que cerca de 400 pessoas sejam atendidas ao longo da ação.
“O Cesmac do Agreste reafirma, com orgulho, seu compromisso com a responsabilidade social e com a formação prática dos nossos estudantes. Participar de ações como o Mutirão Pop Rua Jud é uma oportunidade de unir conhecimento e empatia, levando cidadania e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, enquanto fortalecemos o papel transformador da educação em nossa comunidade”, destacou a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, diretora da Faculdade Cesmac do Agreste.
O treinamento contou com a presença do procurador da República em Arapiraca (PRM), Bruno Lamenha; do coordenador da PRM, Sérgio Mendes; do coordenador substituto da PRM, Celso Trajano; da assessora-chefe, Giordana Elizabeth; da chefe de Gabinete, Janile Ribeiro; da assessora de Comunicação do Ministério Público Federal (MPF), Candice Almeida; e da servidora Patrícia Andrade.
O mutirão conta com o apoio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), do Ministério Público do Trabalho (MPT), bem como das Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado de Alagoas (DPE/AL).
Entre os serviços que serão ofertados no evento, incluem a emissão de registro civil, documento de identidade, CPF, título de eleitor, alvarás, divórcios, orientação sobre violência doméstica, emissão da CTPS digital, orientação previdenciária, CadÚnico, atendimento odontológico, testes rápidos, aferição da pressão arterial, entre outras ações para o público.
Fotos: Cortesia.