SNCT 2025: Cesmac do Agreste abre portas para o debate sobre o futuro do planeta

22/10/2025 às 13h52

Incentivando a pesquisa e a extensão, a Faculdade Cesmac do Agreste realizou, nesta terça-feira (21), no auditório da Instituição de Ensino Superior, a abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal.
Neste encontro, o Cesmac do Agreste abriu as suas portas para receber alunos e alunas de diversas instituições, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para o diálogo aberto sobre a temática deste ano, que aborda o “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
E para falar a respeito desse importante tema, o público contou com a professora doutora Maria Aliete Bezerra Lima Machado, que destacou a importância de defesa aos ecossistemas costeiros do Brasil, a exemplo da “restinga”, o mais encontrado nas regiões litorâneas de Alagoas, além da preocupação com os períodos de desovas de tartarugas marinhas, com o combate à poluição nas praias, entre outros tópicos importantes.
Foi um momento de bastante aprendizado e olhos atentos de cada aluno e aluna fizeram com que a experiência tivesse um êxito maior que o imaginado.
Para a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, poder proporcionar algo tão significativo como a SNCT e poder abrir as portas da Instituição de Ensino a um evento de tamanha magnitude configura a importância dada aos temas discutidos, à Ciência e a Tecnologia.
“Promover um evento como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é reafirmar o compromisso do Cesmac do Agreste com a produção do conhecimento e com o futuro do nosso planeta. Ao abrir nossas portas para o diálogo entre instituições e estudantes, estamos fortalecendo a pesquisa, a extensão e, acima de tudo, a consciência de que a ciência é uma aliada essencial na construção de um mundo mais sustentável”, apontou a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, diretora da Faculdade Cesmac do Agreste.
Estiveram presentes, ainda, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Cesmac do Agreste, a professora doutora Valkíria Malta o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Cesmac do Agreste, o professor mestre Luiz Geraldo; a coordenadora Geral de Integração e Educação Superior do Cesmac, a professora doutora Aldenir Feitosa; os professores doutores Bruno Pereira e Daniele Lima; e a secretária Acadêmica Giseth Bispo.