Unindo forças pelo Agosto Lilás: Cesmac do Agreste participa da Arena do Empoderamento Feminino

25/08/2025 às 21h19

Em alusão ao mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Faculdade Cesmac do Agreste esteve presente em uma grande mobilização no bairro Manoel Teles, em Arapiraca, a Arena do Empoderamento Feminino.
O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos dos Santos foi promovido pela Coordenadoria da Mulher, do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), e reuniu diversas autoridades da região na construção de uma política pública combativa e ao mesmo tempo educacional de conscientização contra a violência doméstica.
A diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, esteve acompanhada do coordenador Geral do Curso de Direito e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o desembargador Orlando Rocha Filho; a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a professora doutora Valkíria Malta; e o coordenador do Núcleo de Apoio à Extensão (NAE), o professor mestre Manoel Bernardino.
“Com muita satisfação, nós, da Faculdade Cesmac do Agreste, estamos aqui presentes hoje nesse dia de fortalecimento, valorização e sobretudo de aumento do empoderamento da voz feminina. É um enorme prazer participar da Arena do Empoderamento Feminino, pois reforça o nosso compromisso com a comunidade, com a sociedade, especialmente a sociedade feminina, que já passa por tantos desafios, tanta dor e hoje é oferecido aqui um pouco mais de alento e comprometimento, a fim de demonstrar que as instituições estão unidas para fortalecer essa voz feminina”, destacou a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste.
“O Agosto Lilás desperta nas pessoas a necessidade permanente de amparo e apoio à mulher. Ela precisa deixar de ser, definitivamente, vítima de violência. Essa é a meta, é a linha desenvolvida na manhã desta segunda-feira no município de Arapiraca”, apontou o desembargador Orlando Rocha Filho.
Além de stands, a Faculdade Cesmac do Agreste levou à Arena do Empoderamento Feminino, o projeto de extensão Reconstruindo Laços, que tem o intuito de proporcionar às mulheres em situação de violência, a oportunidade de falar e agir em ocasionalidades de agressão.
“O projeto Reconstruindo Laços está com essa pauta para empoderar as mulheres em vulnerabilidade social. É uma missão importante do Cesmac participar dessas ações sociais junto ao TJ/AL, estamos aqui com vários serviços de orientação para poder minimizar essa situação de violência contra a mulher que está a cada dia mais enraizado na população geral de todo o país”, apontou a coordenadora do NPJ e do projeto Reconstruindo Laços, a professora doutora Valkíria Malta.
Fotos: Clayton Souza - Cortesia Prefeitura de Arapiraca.