Faculdade Cesmac do Agreste participa do Projeto “MP pra você” com foco no Agosto Lilás

A participação acontece com o Projeto de Extensão “Reconstruindo Laços”, coordenado pela Profa. Ma. Juliana Dionísio e composto por alunos do curso de Direito

27/08/2021 às 10h51

O curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste integra mais uma edição do Projeto “MP pra você”, que acontece este mês com foco no Agosto Lilás e traz o tema: “A rede de proteção, as políticas públicas e os projetos em Alagoas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”. Em um encontro ocorrido na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, em Maceió, foram assinados Termos de Parcerias que objetivam a união de forças para combater esse mal danoso à sociedade, e dentre eles um com a Faculdade Cesmac do Agreste, em razão da atuação do Projeto de Extensão “Reconstruindo Laços”, coordenado pela Profa. Ma. Juliana Dionísio e composto pelos alunos de Direito: Aline Ribeiro, Dolly Gameleira, Fernanda Santos, Fhyslauren de Albuquerque, Isadora dos Santos, Letícia Silva, Maria Catonio, Nayara Silva, Rayra da Silva, Ruana dos Santos, Thalia de Oliveira e Walter Vital. O projeto dialoga com a sociedade sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e firmou parceria com o Ministério público do Estado de Alagoas para a campanha de arrecadação de alimentos e absorventes destinados a mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Desde 2019, a iniciativa faz parte do conjunto de ações de extensão da Faculdade Cesmac do Agreste e foi pensado diante do contexto de desigualdade ainda existente entre homens e mulheres na sociedade brasileira. Idealizado com a função de combater as distinções fundadas em relações de dominação do homem sobre a mulher com foco no combate à violência doméstica ou a qualquer ofensa à dignidade humana, bem como discutir as manifestações das relações de poder historicamente desiguais entre mulheres e homens. "Um orgulho e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, ser a única Instituição de Ensino Superior Privada a participar deste encontro de diálogo entre os principais segmentos da sociedade do estado de Alagoas, sobre um tema tão caro a nós e ao Brasil. É um sinal de que a Faculdade está no caminho certo na formação acadêmica dos nossos alunos", afirma a Diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, Profa. Priscila Vieira do Nascimento. Em razão do tema, o projeto também permeia o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humano (NAFRI/DH Cesmac). Milhares de pessoas já foram beneficiadas com as ações do projeto que extrapolaram os limites geográficos do estado de Alagoas, com a ajuda das redes sociais, especialmente, envolvendo participação de atores de todo o Brasil, de Universidades Públicas, Privadas e de diversos órgãos do setor público e privado. Participaram do evento, presidido pelo Procurador Geral de Justiça em exercício Valter José de Omena Acioly, as Promotoras de Justiça Stela Cavalcanti, Marluce Falcão e Ariadne Meneses, o Promotor de Justiça José Antônio Marques, a Secretária de Estado dos Direitos Humanos e da Mulher Maria José da Silva, o Juiz de Direito Paulo Zacarias, a presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB Caroline Leahly, a comandante da Patrulha Maria da Penha Major Danielli Assunção, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Maceió Ana Paula Mendes, a coordenadora da Casa da Mulher Alagoana Érica Lima, o reitor do IFAL Carlos de Lacerda, representantes do SESC, da Equatorial, da Casal, do Condomínio Jardim Europa, do Empresarial Humberto Lobo e representando o Cesmac, a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, Priscila Vieira do Nascimento, juntamente com a Secretária Acadêmica Giseth Bispo. As ações do projeto, selecionado pelo Núcleo de Apoio à Extensão (NAE), da Faculdade Cesmac do Agreste, propõem alternativas de combate às diversas formas de manifestação da violência doméstica, por meio de práticas educativas, capacitação e conscientização dos envolvidos sobre os deveres de igualdade e a necessidade de combater a violência no âmbito familiar.